Colgate Total toothpaste and oral care products closing navigation symbol
Menu
Colgate Total REPARAÇÃO DIÁRIA
Colgate Total® REPARAÇÃO DIÁRIA

DENTÍFRICO COLGATE TOTAL® COM TRICLOSAN: A ESCOLHA DE CONFIANÇA DOS DENTISTAS

Colgate Total® é a escolha de confiança para dentes e gengivas saudáveis há mais de 20 anos. É a marca mais recomendada por dentistas em todo o mundo.

O dentífrico Colgate Total® tem uma fórmula exclusiva, com 0,3 % de triclosan, um ingrediente antibacteriano que combate os microrganismos nocivos causadores de placa, que estão na origem dos problemas dos problemas de saúde oral mais comuns.

Existem mais estudos clínicos sobre o Colgate Total® publicados e revistos por especialistas do que sobre qualquer outro dentífrico no mundo. A eficácia e segurança do Colgate Total® foi corroborada por mais de 90 estudos clínicos, envolvendo mais de 20 000 pessoas, com um vasto leque de avaliações de segurança. A nossa pesquisa foi partilhada com entidades reguladoras de todo o mundo, que aprovaram o uso seguro e eficaz do triclosan em dentífricos.

Foi clinicamente provado que o Colgate Total® funciona melhor do que outros dentífricos na redução dos microrganismos que podem causar doenças periodontais, e que Colgate Total® proporciona 12 horas de proteção contra microrganismos causadores da gengivite, uma forma de doença periodontal em estado inicial. Mais de 75 % dos adultos nos Estados Unidos da América sofrem de gengivite. Se não forem tratadas, a placa e a gengivite podem evoluir para o quadro da periodontite, um estado mais grave e prejudicial da infeção que pode resultar em perda óssea e de dentes. De acordo com os Centros de Controlo e Prevenção de Doenças, quase metade dos adultos nos Estados Unidos da América com idade superior a 30 anos têm graves doenças periodontais.

A escovagem com um dentífrico com flúor tradicional não fornece a proteção antibacteriana que o dentífrico Colgate Total® proporciona. No sítio na Internet da FDA (Food and Drug Administration – Administração de Alimentos e Medicamentos) dos Estados Unidos, atualizado a 2 de setembro de 2016, é declarado o seguinte sobre o dentífrico Colgate Total®: «Para alguns bens de consumo, ficou demonstrado que o triclosan oferece benefícios.» A FDA declara que «analisou um vasto conjunto de dados sobre a eficácia do triclosan no dentífrico Colgate Total» e que «as análises efetuadas demonstraram que o triclosan neste produto foi eficaz na prevenção da gengivite».

Além disso, apenas o dentífrico Colgate Total® oferece proteção antibacteriana e ação direta anti-inflamatória. Isto é notável, tendo em conta a importância de uma boa saúde oral e as recentes pesquisas científicas que a associam à saúde geral.

A Cochrane Oral Health Group (Grupo Cochrane de Saúde Oral) realizou e publicou uma minuciosa revisão independente sobre os benefícios que o triclosan / copolímero, o sistema antibacteriano ativo utilizado no creme dental Colgate Total®, trazem à saúde oral. A Revisão Cochrane avaliou 30 estudos realizados entre 1990 e 2012, envolvendo 14 835 participantes (Riley & Lamont 2013). Os dados resultantes destacaram os diversos benefícios clínicos do uso de um dentífrico com flúor com triclosan / copolímero, e concluiu que não há evidências de nenhum efeito nocivo associado ao uso de dentífricos com triclosan / copolímero em estudos de até três anos de duração. Entre outros aspetos, a Revisão Cochrane constatou que, após seis meses ou mais de utilização, o dentífrico com flúor com triclosan / copolímero proporcionou:

  • uma redução da placa e da gengivite 22 % superior à dos dentífricos com flúor tradicionais
  • uma redução da gravidade da placa 41 % superior à dos dentífricos com flúor tradicionais
  • uma redução do sangramento das gengivas 48 % superior à dos dentífricos com flúor tradicionais

Leia o texto da Revisão Cochrane na íntegra

Dúvidas em relação ao Colgate Total®Pergunte aqui

Saiba mais sobre a política de segurança de ingredientes da Colgate

PORQUE É SEGURO O TRICLOSAN NOS DENTÍFRICOS, MAS NÃO NO SABONETE?

Colgate Total é o dentífrico mais extensivamente testado e analisado no mundo, com mais estudos clínicos publicados e revistos por especialistas do que qualquer outro dentífrico. Os utilizadores do Colgate Total podem confiar plenamente na segurança do mesmo, e no importante benefício para a saúde que oferece ao combater a formação de placa e a gengivite.

Sendo assim, porque é que certos relatórios questionam a segurança do Colgate Total? Esta questão surgiu principalmente devido a uma nova norma da FDA (Administração de Alimentos e Medicamentos) dos Estados Unidos da América, que diz respeito a sabonetes, e não a dentífricos.

A partir de 6 de setembro de 2017, a FDA implementa a sua norma definitiva para produtos de higiene manual antibacterianos para consumidores, proibindo o uso de triclosan e de dezoito outros ingredientes antibacterianos. A FDA não concluiu que os ingredientes não são seguros ou eficazes. Concluiu-se que os fabricantes de sabonetes não tinham apresentado os resultados dos testes de segurança solicitados, ou provas científicas suficientes de que os produtos eram mais eficazes do que sabonete comum. Na orientação que acompanha a nova norma, a FDA observa que os fabricantes que desejem continuar a utilizar os ingredientes devem apresentar as provas exigidas através do processo de aprovação da FDA New Drug Application (NDA – Registo de Novo Medicamento). O dentífrico Colgate Total já passou pelo processo de aprovação NDA da FDA, que consiste numa análise feita com o mesmo rigor das análises realizadas aos medicamentos sujeitos a receita médica. Após uma análise exaustiva, a FDA concluiu que o Colgate Total oferece um benefício terapêutico significativo, e que a sua utilização é segura para os consumidores. A aprovação NDA do Colgate Total não sofreu nenhuma alteração.

O teste de segurança NDA para o Colgate Total, assim como para todos os novos medicamentos, exige uma avaliação aprofundada, abrangendo um vasto leque de parâmetros toxicológicos, como a carcinogenicidade, a toxicidade reprodutiva e de desenvolvimento, a irritação cutânea e ocular, e a toxicidade a curto e a longo prazo. A apresentação NDA original para o Colgate Total continha 98 volumes e incluía mais de uma centena de estudos toxicológicos.

Além disso, a aprovação NDA também exige monitorização e atualizações de segurança contínuas, que são fornecidas anualmente pela Colgate à FDA.

O peso total das provas científicas acumuladas durante mais de 25 anos continua a reforçar a segurança e a eficácia do Colgate Total. É o único dentífrico aprovado pelo processo NDA da FDA e aceite pela American Dental Association (Associação Dental Americana) como seguro e eficaz na prevenção da gengivite. Os consumidores podem confiar no Colgate Total.

Atualização de agosto de 2017