Colgate. Centro de Saúde Oral

Escovas de dentes feitas para todos os tipos de sorriso e desenvolvidas ergonómicamente

Escovas de dentes

Os elixires Colgate foram desenvolvidos para uma protecção completa e um hálito fresco e duradouro. Desenvolvidos e comprovados clinicamente por dentistas.

Elixires

Os produtos Colgate para crianças proporcionam uma escovagem divertida e incentivam o seu uso diário.

Produtos para criança

Produtos de higiene oral disponíveis exclusivamente para profissionais dentários.

Produtos profissionais

Cada sorriso é único e requer cuidados especiais. A Colgate tem uma solução para cada sorriso.

Procurar por benefícios

O que é Ortodôncia?

A Ortodôncia é o ramo da Medicina Dentária que corrige os dentes e os maxilares que estão posicionados incorrectamente. Dentes rodados ou que não encaixam correctamente são mais difíceis de manter limpos, e estão em risco de se perderem prematuramente devido à cárie dentária ou á doença periodontal e causam um stress extra nos músculos mastigatórios que pode conduzir a dores de cabeça, alterações temporo-mandibulares e a dores de pescoço, ombros ou costas. Os dentes mal posicionados também podem alterar a aparencia de um indivíduo.

Os beneficios de um tratamento ortodôntico incluem uma boca saúdavel, uma aparência mais agradável e dentes com uma maior tendencia de durarem uma vida.

O especialista nesta área é chamado de ortodoncista . O ortodoncista necessitou de uma especialização além do curso de medicina dentária.

Como é que sei que preciso de ortodôncia?
Apenas o seu dentista ou ortodoncista podem determinar se existe benefício neste tratamento. Baseado num diagnóstico que inclui uma historia médica e dentária completa. Um exame clinico, modelos de estudo dos seus dentes e exames radiográficos e fotograficos, é que o seu ortodoncista ou dentista podem decidir se o tratamento ortodôntico é recomendavel e desencadear um plano de tratamento adequado para si.

Caso tenha um dos seguinte problemas pode ser um candidato ao tratamento ortodôntico:

  • Overbite - quando os dentes superiores avançam muito em relação aos inferiores
  • Underbite - quando os dentes inferiores avançam muito em relação aos superiores ou estes estão muito recuados
  • Crossbite - quando os dentes superiores da frente não se posicionam ligeiramente à frente dos inferiores
  • Openbite - espaço existente entre as duas superfícies dentárias de mastigação à frente e/ou laterais, quando os dentes posteriores ocluem ou mordem
  • Desvio da linha média - quando a linha central dos dentes frontais superiores não coincíde com a linha central dos frontais inferiores
  • Espaços interdentários - espaços existentes entere os dentes como resultado da falta de dentes que não erupcionaram
  • Apinhamento dentário - quando existem demasiados dentes numa arcada tornando difícil a posição ideal

Como funciona um tratamento ortodôntico?
Inúmeros tipos de aparelhos diferentes, fixos ou removíveis , são usados para ajudar a mover os dentes, a retrair os músculos e a condicionar o crescimento dos maxilares. Estes aparelhos funcionam pela aplicação cuidadosa de pressão sobre os dentes e maxilares. A gravidade do seu problema determinará qual será o tratamento ortodôntico mais adequado e qual o mais eficaz.

Os tratamentos fixos incluem:

  • Aparelhos fixos - os mais comuns, consistem em bandas , arames e/ou brackets . As bandas estão fixas à volta dos dentes ou do dente que serve de pilar no tratamento, enquanto que os brackets são muitas vezes fixos na superfície externa do dentes. Os arcos de arame passam por entre os brackets e são fixos nas bandas. Apertando o arco de arame promove uma tensão nos dentes, movendo-os gradualmente até à posição pretendida. Os aparelhos fixos comuns são habitualmente ajustados à boca trazendo, assim, resultados desejáveis que podem ser conseguidos apenas entre alguns meses a alguns anos. Hoje em dia , os aparelhos fixos comuns são mais pequenos, menos pesados e mostram menos metal do que alguns no passado. Existem em cores atractivas para as crianças, bem como num estilo mais transparente, preferido para a maioria dos adultos.
  • Tratamentos fixos especiais - usados para controlar a sucção do dedo ou a pressão da língua, estes tratamentos fixam-se nos dentes através de banda. Devem ser usados como último recurso porque são muito desconfortáveis durante a refeição.
  • Mantedores de espaço fixos - se um dente de leite é perdido prematuramente o mantedor de espaço é usado para manter o espaço até que o dente permanente eupcione. A banda é colada no dente mais próximo do espaço aberto e o arame é colocado até ao dente do outro lado do espaço.

Tratamentos removíveis incluem:

  • Aparelhos de alinhamento - uma alternativa aos brackes tradicionais nos adultos, vários aparelhos de alinhamento são usados por um número crescente de ortodoncistas para moverem dentes da mesma maneira que os tratamentos fixos mas sem existência de arames de metal e brackets. Os aparelhos de alinhamento são virtualmente invisíveis e removem-se nas refeições, na escovagem e no uso do fio dentário.
  • Mantedores de espaço removíveis - têm a mesma função que os mantedores fixos. São feitos com uma base de acrílico que encaixa no maxilar e têm extensões plásticas ou de arame entre determinados dentes para manterem o espaço aberto entre eles.
  • Aparelhos de deposição de maxilar - estes tratamentos são usados em ambos os maxilares, superior e inferior, e ajudam a treinar o maxilar de maneira a que feche numa posição mais favorável. Podem ser usados nas disfunções da articulação temporomandibular (ATM)
  • Expansor do palato - Tratamento usado para alargar o arco do maxilar superior. É uma superfície de plástico que encaixa ao longo do céu da boca. A pressão aplicada na superfície de plástico através de parafusos força a abertura da união dos ossos do palato, alargando a área do palato.
  • Retentores removíveis - são aplicados no céu da boca e previnem o deslocamento dos dentes até à sua posição anterior. Também pode ser modificados e usado para prevenir o chuchar do dedo.
  • Máscara de tracção - uma ligadura ou mascara é colocada à volta da cabeça, por trás e une-se ao arame de metal à frente. Atraza o crescimento do maxilar superior e mantem os dentes posteriores na sua posição enquanto que os anteriores são puxados para trás.

Underbite OpenBite Crowding
Underbite Openbite Apinhamento dentário
Crossbite Overbite
Crossbite Overbite

Guias relacionados

Boa saúde oral em qualquer idade

Boa saúde oral em qualquer idade

Um guia sobre o desenvolvimento dentário do seu filho, dos 0 aos 18 anos.
ColgatePalmolive.pt  |  Colgate.pt  |  Quem Somos  |  Política de privacidade / Legal  |  Política de Cookies  |  Contacte-nos
© Colgate-Palmolive Company. Todos os direitos reservados.
Está a visitar a página de Portugal.