Colgate. Centro de Saúde Oral

Escovas de dentes feitas para todos os tipos de sorriso e desenvolvidas ergonómicamente

Escovas de dentes

Os elixires Colgate foram desenvolvidos para uma protecção completa e um hálito fresco e duradouro. Desenvolvidos e comprovados clinicamente por dentistas.

Elixires

Os produtos Colgate para crianças proporcionam uma escovagem divertida e incentivam o seu uso diário.

Produtos para criança

Produtos de higiene oral disponíveis exclusivamente para profissionais dentários.

Produtos profissionais

Cada sorriso é único e requer cuidados especiais. A Colgate tem uma solução para cada sorriso.

Procurar por benefícios

Doenças periodontais e diabetes

A diabetes é uma doença caracterizada pelo facto de o corpo não produzir ou utilizar adequadamente a insulina. A insulina é uma hormona necessária para a conversão do açúcar, amido e outros elementos na energia de que precisamos na vida diária. Pesquisas recentes sugerem que a periodontite está geralmente associada com a diabetes e pode ser considerada como uma das complicações clínicas da doença. Um estudo recente, realizado com mais de 200 participantes, examinou a relação entre a diabetes e a periodontite. Os resultados indicaram que os portadores de diabetes tinham um nível mais elevado de periodontite do que os participantes que não tinham a doença.1

Entre os factores importantes a serem considerados na avaliação do estado periodontal de pacientes diabéticos e na formulação dos planos de tratamento estão o grau de controlo metabólico, a duração da doença, a presença de complicações diabéticas de longo prazo e de factores de risco simultâneos, além do nível geral de bem-estar do paciente.

É importante enfatizar a necessidade de reduzir a presença de bactérias e eliminar o biofilme dentário por baixo e por cima da linha da gengiva. Isso pode ser feito com a raspagem tradicional e o alisamento da raiz dos dentes, como complemento aos cuidados tidos em casa. O tratamento deve concentrar-se na prevenção de doenças periodontais e inflamação oral, cujo controlo é essencial no caso das complicações associadas com a diabetes. E, como sabemos que a ameaça bacteriana é um factor de risco na gengivite, mesmo entre diabéticos saudáveis com um bom controlo da doença, os pacientes devem ser incentivados a utilizar fio dentário regularmente e a escovar os dentes com uma pasta dentífrica que ofereça protecção antibacteriana.

© Copyright 2009 Colgate-Palmolive Company

Referências:
1.J Periodontol Mar; 76(3):418-25.

Vídeos relacionados

Guias relacionados

Questionário: a doença das gengivas

Questionário: a doença das gengivas

O que sabe realmente sobre a doença das gengivas? Responda ao nosso questionário e descubra.
Avaliação do hálito fresco

Avaliação do hálito fresco

O seu hálito é fresco? Descubra a resposta ao visitar o Instituto do Hálito Fresco
Guia de escovagem

Guia de escovagem

Teste as suas técnicas de escovagem com a nossa escova FUN 3-D.
ColgatePalmolive.pt  |  Colgate.pt  |  Quem Somos  |  Política de privacidade / Legal  |  Política de Cookies  |  Contacte-nos
© Colgate-Palmolive Company. Todos os direitos reservados.
Está a visitar a página de Portugal.