Colgate. Centro de Saúde Oral

Escovas de dentes feitas para todos os tipos de sorriso e desenvolvidas ergonómicamente

Escovas de dentes

Os elixires Colgate foram desenvolvidos para uma protecção completa e um hálito fresco e duradouro. Desenvolvidos e comprovados clinicamente por dentistas.

Elixires

Os produtos Colgate para crianças proporcionam uma escovagem divertida e incentivam o seu uso diário.

Produtos para criança

Produtos de higiene oral disponíveis exclusivamente para profissionais dentários.

Produtos profissionais

Cada sorriso é único e requer cuidados especiais. A Colgate tem uma solução para cada sorriso.

Procurar por benefícios

O que são coroas/pontes?

Tanto as coroas como as pontes são aparelhos protécticos fixos. Ao contrário das proteses removíveis que podem ser retiradas e limpas diariamente, as coroas e as pontes estão cimentadas em dentes ou implantes existentes e só podem ser removidas pelo dentista.

Como funcionam as coroas?
A coroa é usada para cobrir totalmente ou parte do dente por restaurar. Ainda que fortaleça o dente a restaurar, a coroa pode ser usada para melhorar a aparencia , forma ou alinhamento. A coroa pode também ser usada como substituto no topo de um implante para melhorar a aparencia natural do dente na sua forma e estrutura. A porcelana ou a cerâmica das coroas podem coincidir com a cor natural dos dentes. Outros materiais incluem ouro e ligas metalicas, acrílicos e cerâmica. Estas ligas são geralmente mais fortes do que a porcelana e podem ser recomendadas para os dentes posteriores. A porcelana em conjugação com um esqueleto de metal é mais usada por fortalecer os dentes e por ser muito estético.

O seu dentista pode recomendar uma coroa para:

  • Substituir uma restauração muito extensa onde não resta quase nenhum dente
  • Proteger um dente mais fraco de fracturas
  • Restaurar um dente fracturado
  • Servir de pilar a uma ponte
  • Cobrir um implante dentário
  • Cobrir um dente descolorado ou com uma forma nemos perfeita
  • Cobrir um dente com um tratamento endodôntico

Como é que funciona uma ponte?
A ponte pode ser recomendada se lhe faltam um ou mais dentes. Os espaços deixados por dentes perdidos ocasionalmente provocam nos dentes existentes uma rotação ou um preencher dos espaços vazios resultando numa má mordida. O desiquilíbrio causado por falta de dentes também pode conduzir à doença gengival e a disfunções de articulação temporo-mandibular (ATM).

Habitualmente, as pontes são usadas para substituir um ou mais dentes não existentes. Elas ocupam o espaço onde faltam os dentes. As pontes são cimentadas em dentes naturais ou em implantes que circundam o espaço. Estes dentes, chamados pilares, são usados nas pontes como âncoras. O dente a ser substituido, chamado pôntico, é cimentado nas coroas que cobrem os pilares. Tal como nas coroas , você pode escolher o tipo de material. O seu dentista ajudá-lo-á a decidir qual será usado, baseado na localização do dente (ou dentes) inexistentes, na sua função, aspecto estético e custo. As pontes de porcelana ou cerâmica podem coincidir com a cor natural dos dentes.

Como é que as coroas e as pontes são feitas?
Antes de uma coroa ou ponte ser feita, tem de se reduzir o dente ou os dentes até um tamanho que consiga fazer encaixar a coroa ou ponte na prefeição. Depois de reduzir o(s) dente(s), o dentista vai fazer uma impressão para tirar o molde exacto para a coroa ou ponte. Caso se use porcelana, o dentista determinará a cor correcta para que a coroa ou ponte coincida com a cor dos seus dentes existentes.

Usando esta impressão, o laboratório protésico irá fabricar a sua coroa ou ponte no material pedido pelo dentista. Será colocada uma coroa ou ponte temporária ou provisória no lugar para cobrir o dente já preparado emquanto que a coroa ou ponte está a ser produzida. Quando a coroa ou ponte definitiva estiver pronta, a provisória é removida e a nova coroa ou ponte será cimentada no seu dente ou dentes.

Qunato tempo dura uma coroa ou uma ponte?
Enquanto que as coroas e pontes podem durar a vida inteira, também, podem soltar-se e cair. O passo mais importante para que você garanta a longevidade da sua coroa ou ponte é com uma boa higiene oral. Uma ponte pode soltar-se se o suporte do dente ou do osso que a seguram estiver com alguma doença. Mantenha as suas gengiva e dentes saudáveis, escovando duas vezes por dia com uma pasta flouretada e usando o fio dentário diariamente. Visite o seu dentista ou higienista oral regularmente, para consultas de rotina.

Para prevenir algum problema na sua nova coroa ou ponte evite mastigar alimentos muito duros, gelo ou outros tipos de objectos duros.


Coroas
Porcelain Gold
Completa de porcelana com metal Completa com coroa de ouro
Pontes
Space Bridge Cemented
Dente adjacente a ser preparado A ponte é montada e ajustada para que fique confortável A ponte é cimentada na sua posição

Vídeos relacionados

Guias relacionados

Questionário: a doença das gengivas

Questionário: a doença das gengivas

O que sabe realmente sobre a doença das gengivas? Responda ao nosso questionário e descubra.
ColgatePalmolive.pt  |  Colgate.pt  |  Quem Somos  |  Política de privacidade / Legal  |  Política de Cookies  |  Contacte-nos
© Colgate-Palmolive Company. Todos os direitos reservados.
Está a visitar a página de Portugal.