Colgate. Centro de Saúde Oral

Escovas de dentes feitas para todos os tipos de sorriso e desenvolvidas ergonómicamente

Escovas de dentes

Os elixires Colgate foram desenvolvidos para uma protecção completa e um hálito fresco e duradouro. Desenvolvidos e comprovados clinicamente por dentistas.

Elixires

Os produtos Colgate para crianças proporcionam uma escovagem divertida e incentivam o seu uso diário.

Produtos para criança

Produtos de higiene oral disponíveis exclusivamente para profissionais dentários.

Produtos profissionais

Cada sorriso é único e requer cuidados especiais. A Colgate tem uma solução para cada sorriso.

Procurar por benefícios

Como é que os adoslescentes podem manter os dentes brilhantes e saudáveis?

A melhor maneira dos adolescentes manterem um sorriso bonito e dentes saudáveis é continuar a manter os bons hábitos orais iniciados durante a infância. Quer se use ou não brackets ou outro tipo de tratamentos ortodônticos, é importante que:

  • Escove os dentes duas vezes por dia com uma pasta dentífrica fluoretada para remover a placa bacteriana. A placa bacteriana é a principal causa da cárie dentária e das doenças gengivais.
  • Use o fio dentário diariamente para remover a placa bacteriana entre os dentes e abaixo da linha gengival. Se a placa bacteriana não é removida diariamente, pode endurecer e transformar-se em tártaro - uma estrutura rígida, desagradável e amarelada.
  • Limite a ingestão de alimentos açúcarados e com hidratos de carbono, especialmente alimentos muito adesivos.
  • Visite o seu dentista regularmente para fazer uma destartarização e uma consulta de rotina.

Desta maneira pode ajudar os dentes a durarem toda a vida; uma boca saudável fá-lo-á sentir-se bem. Também lhe confere um hálito fresco e um sorriso bonito.

Sobre que cuidados especiais deve um adolescente saber?
Os problemas dentários podem acontecer durante a adolescência. Estar bem informado sobre os assuntos que influenciam a saúde oral pode tornar-se mais fácil para tomar as melhores decisões.

  • Ortondôncia - Muitas crianças e adolescentes precisam de tratamento ortodôntico para corrigir o apinhamento dentário, dentes mal posicionados e um mau alinhamento dos maxilares. Os dentes que não estão posicionados correctamente, são mais difíceis de escovar, têm mais probabilidades de serem perdidos precocemente e causam uma maior sobrecarga sobre os músculos mastigadores. A avaliação ortodôntica vai determinar se você precisa de aparelho ortodôntico e que tipo de tratamento é o mais correcto para si. Se você usa brackets deve ter um cuidado extra para manter os seus dentes limpos.
  • Protectores Orais - Se pratica desporto, os protectores orais são imprescindíveis para proteger o seu sorriso. Estes objectos cobrem, normalmente, os dentes superiores e estão indicados para proteger os dentes contra os traumatismos, cortes laterais e outros danos na sua boca. Se você usa brackets ou outro tipo de aparelho dentário fixo (como pontes) no maxilar inferior, o seu dentista pode sugerir também um protector oral para estes dentes.
  • Nutrição - A nutrição desempenha um papel importante na sua saúde oral. Os açúcares e os hidratos de carbono existentes em muitos alimentos e bebidas suportam a formação da placa bacteriana que destrói o esmalte do dente. Limite a quantidade de alimentos e bebidas que contenham açúcares e hidratos de carbono porque os seus dentes são atacados por ácidos durante 20 minutos ou mais. Fazer uma dieta equilibrada que contenha os cinco grupos alimentares pode trazer uma grande diferença na sua saúde oral. Para as pequenas refeições, escolha alimentos nutritivos como queijo, vegetais crus, iogurte natural ou fruta.
  • Fumar - Se não fuma, não começe. Juntamente com outros problemas de saúde, o tabaco mancha os seus dentes e gengivas. Fumar, a longo prazo, aumenta o risco de desenvolvimento de cancro oral e doenças gengivais. Se você fuma, comunique ao seu dentista e médico e informe-os se detectou algum problema oral.
  • Disfunções na alimentação - A bolimia (vómito depois de ingerir comida) e a anorexia (um medo desordenado de ganhar peso frequentemente resultando no vómito) são desordens muito sérias que afectam directamente os dentes por erosão do esmalte dentário. Enquanto o dentista pode corrigir um esmalte dentário deteriorado, já não consegue tratar esta desordem na alimentação - ameaçando a vida - que só podem ser tratadas mediante apoio psicológico sobre a preservação da imagem e auto-controlo. Se acha que tem- ou pode vir a ter - alguma disfunção alimentar, fale com o seu médico.

O que posso fazer para que os meus dentes pareçam mais brilhantes?
As destartarizações realizadas pelo dentista ou higienista conseguem remover a maior parte da pigmentação ou manchas externas causadas pelos alimentos e pelo tabaco. O uso de uma pasta dentífrica branqueadora pode, também, ajudar a remover estas manchas entre as visitas ao dentista. Caso estas manchas se encontrem presentes há vários anos, você pode estar a precisar que os seus dentes sejam branqueados no consultório dentário afim de se removerem as manchas mais persistentes.

A pigmentação interna pode ser tratada através de branqueamento, de restaurações estéticas ou através de prótese fixa (coroas ou facetas). Qualquer um destes tratamentos é seguro e eficaz mas é o seu dentista quem lhe vai recomendar qual o tratamento mais apropriado para si, tendo em conta o estado dos seus dentes e os resultados que você deseja obter.

Artigos relacionados

Vídeos relacionados

Guias relacionados

Avaliação do hálito fresco

Avaliação do hálito fresco

O seu hálito é fresco? Descubra a resposta ao visitar o Instituto do Hálito Fresco

Categorias de Saúde oral e dentária em qualquer idade

ColgatePalmolive.pt  |  Colgate.pt  |  Quem Somos  |  Política de privacidade / Legal  |  Política de Cookies  |  Contacte-nos
© Colgate-Palmolive Company. Todos os direitos reservados.
Está a visitar a página de Portugal.