Colgate. Centro de Saúde Oral

Escovas de dentes feitas para todos os tipos de sorriso e desenvolvidas ergonómicamente

Escovas de dentes

Os elixires Colgate foram desenvolvidos para uma protecção completa e um hálito fresco e duradouro. Desenvolvidos e comprovados clinicamente por dentistas.

Elixires

Os produtos Colgate para crianças proporcionam uma escovagem divertida e incentivam o seu uso diário.

Produtos para criança

Produtos de higiene oral disponíveis exclusivamente para profissionais dentários.

Produtos profissionais

Cada sorriso é único e requer cuidados especiais. A Colgate tem uma solução para cada sorriso.

Procurar por benefícios

A Saúde Oral pode ter efeitos na gravidez?

Estudos recentes provam haver uma ligação entre as doenças gengivais e os partos permaturos e de baixo peso. As mulheres grávidas que têm doença gengival estão mais sujeitas a que o seu bébé nasça mais cedo e mais pequeno.

São necessarias mais pesquisas para confirmar como a doença gengivai afectam a gravidez mas, aparentemente, a doença gengival desencadeia o aumento dos níveis e fluídos biológicos que induzem o parto. Outros dados também sugerem que quando a doença gengival se agrava durante a gravidez, existe um maior risco de nascer um bébé permaturo.

Como é que eu posso certificar-me que tenho uma gravidez saudável?
O melhor conselho para uma mulher que pensa engravidar é visitar o seu dentista para uma consulta de rotina e tratar qualquer problema oral antes de ficar grávida.

Durante a gravidez, os seus dentes precisam de uma atenção especial. Uma escovagem e uso do fio dentário regulares, fazer uma dieta equilibrada e visitar regularmente o seu dentista irá ajudar a reduzir os problemas dentários que acompanham a gravidez.

Que problemas orais podem desenvolver-se durante a gravidez?
Os estudos mostram que muitas grávidas apresentam gengivite gravídica - quando a placa bacteriana se acumula-se nos dentes e inflama as gengivas. Os sintomas incluem gengivas avermelhadas, inflamadas e com hemorragia.

A gengivite gravídica ocorre mais frequentemente durante a gravidez devido ao aumento do nível de hormonas que potenciam a forma como as gengivas reagem a produtos inflamatórios da placa bacteriana. Contudo, é a placa bacteriana - e não as hormonas - que é a principal causa da gengivite.

Manter os seus dentes limpos, sobretudo junto à linha gengival, vai ajudar a reduzir drasticamente ou mesmo a prevenir a gengivite durante a gravidez . E substituir os doces por alimentos mais nutritivos, como o queijo, os frutos ou vegetais frescos é melhor para os seus dentes.

O que posso esperar quando visito o meu dentista fazer durante a gravidez?
Em primeiro lugar certifique-se que o seu dentista sabe que está grávida. É melhor marcar uma consulta no dentista entre o quarto e o sexto mês de gravidez. A razão para tal é porque os três primeiros meses de gravidez são muito importantes para o desenvolvimento do bébé. Durante o último trimestre, o stress associado às visitas ao dentista podem aumentar a incidência de complicações pré-natais. Normalmente os exames radiográficos (radiografias), os anestésicos, a medicação para as dores e os antibióticos (pricipalmente as tetraciclinas) não são prescritos durante o primeiro trimestre a não ser que sejam absolutamente necessários.

Durante os últimos meses de gravidez, estar sentada numa cadeira do dentista durante longos períodos de tempo pode ser desconfortável. Existem registos de que as grávidas têm maior tendência para se engasgarem. Contudo, o seu dentista está preparado para estas situações.

Se necessita de uma consulta de urgência, avise o consultório da sua gravidez antes de chegar até lá. Descreva o stress, complicações anteriores ou medicamentos que esteja a tomar pois estes relatos podem influenciar a forma como o seu dentista terá de a atender. O seu dentista também poderá querer falar com o seu obstetra antes de iniciar os tratamentos dentários.

Se você tem alguma dúvida ou preocupação, diga ao seu dentista ou obstetra de forma a que eles possam discutir da melhor forma as suas necessidades. Se o seu dentista prescrever alguma medicação, não exceda a dose recomendada; incluindo a aspirina.

Vídeos relacionados

Guias relacionados

Questionário: a doença das gengivas

Questionário: a doença das gengivas

O que sabe realmente sobre a doença das gengivas? Responda ao nosso questionário e descubra.

Categorias de Saúde oral e dentária em qualquer idade

ColgatePalmolive.pt  |  Colgate.pt  |  Quem Somos  |  Política de privacidade / Legal  |  Política de Cookies  |  Contacte-nos
© Colgate-Palmolive Company. Todos os direitos reservados.
Está a visitar a página de Portugal.