Colgate. Centro de Saúde Oral

Escovas de dentes feitas para todos os tipos de sorriso e desenvolvidas ergonómicamente

Escovas de dentes

Os elixires Colgate foram desenvolvidos para uma protecção completa e um hálito fresco e duradouro. Desenvolvidos e comprovados clinicamente por dentistas.

Elixires

Os produtos Colgate para crianças proporcionam uma escovagem divertida e incentivam o seu uso diário.

Produtos para criança

Produtos de higiene oral disponíveis exclusivamente para profissionais dentários.

Produtos profissionais

Cada sorriso é único e requer cuidados especiais. A Colgate tem uma solução para cada sorriso.

Procurar por benefícios

Qual é melhor forma de cuidar dos meus dentes em adulto?

A chave para manter um sorriso brilhante e saudável ao longo da vida adulta é praticar uma correcta higiene oral. Até os adultos podem ter cáries dentárias, assim como doenças gengivais, que podem conduzir a problemas mais sérios. Ao longo da sua vida adulta, é importante continuar a:

  • Escovar os dentes duas vezes por dia com uma pasta dentífrica fluoretada para remover a placa bacteriana - a película que se forma nos seus dentes e que é a principal causa de cáries dentárias.
  • Usar o fio dentário diariamente para remover a placa bacteriana entre os dentes e abaixo da linha gengival, antes que se transforme em tártaro. Depois do tártaro estar formado, apenas pode ser removido através de uma destartarização.
  • Limite a ingestão de alimentos açúcarados ou com hidratos de carbono, especialmente alimentos muito adesivos aos dentes. Quanto mais lanches fizer entre as refeições, maior probabilidade você dá aos ácidos da placa bacteriana de atacar o esmalte dos seus dentes.
  • Visite o seu dentista para consultas de rotina e destartarização.

A que assuntos dentários mais importates devo estar atento?
Mesmo que escove e use o fio dentário regularmente, pode ter de enfrentar alguns assuntos de saúde oral durante a idade adulta. Felizmente, o seu dentista pode ajudá-lo a enfrentar estes desafios com bastante sucesso.

  • As doenças gengivais iniciam-se com a gengivite que é reversível. Os sintomas da gengivite incluem a gengiva avermelhada, inchada ou edemaciada com tendência para sangrar quando escova os dentes. Se você verificar alguns destes sinais, visite o seu dentista antes que se desenvolvam problemas mais sérios. Um estado mais avançado de doença gengival pode conduzir à perda dentária.

A saúde das suas gengivas também pode afectar o estado geral da sua saúde. Estudos mais recentes mostraram uma possível relação entre a periodontite (uma doença gengival) e outras doenças, como a diabetes, doenças cardíacas e uma possível relação com nascimentos prematuros. Para prevenir o início da doença gengival, escove os dentes duas vezes ao dia, use o fio dentário diariamente e visite o seu dentista de 6 em 6 meses.

  • As cáries dentárias junto de restaurações dentárias (chamadas cáries recidivas) e as cáries radiculares, tornam-se mais comuns à medida que envelhecemos. Por isso, é muito importante escovar com uma pasta dentífrica fluoretada, usar o fio dentário diariamente e visitar o dentista regularmente.
  • A sensibilidade dentária pode ser um problema crescente à medida que se envelhece. As suas gengivas podem sofrer recessões ao longo dos anos devido a experiências anteriores com a doença periodontal, expondo áreas do dentes que não estão protegidas pelo esmalte. Estas áreas são particularmente sensíveis à dor pela ingestão de alimentos ou bebidas frias ou quentes. Em casos mais graves, a sensibilidade ao ar frio ou a alimentos e bebidas acidos ou doces, pode ocorrer. Se você tem sensibilidade dentária, experimente usar uma pasta dentífrica para dentes sensíveis. Se o problema persisitir, visite o seu dentista porque a sensibilidade pode ser um indicador de um problema mais sério, como uma cárie dentária ou um dente fracturado.
  • As coroas dentárias (prótese fixa) são usadas para reforçar os dentes muito danificados. Uma coroa cobre totalmente o dente destruído. Além de reforçar o dente destruído, uma coroa pode ser usada para melhorar a aparência, a forma ou o alinhamento dentário. Os implantes ou as pontes são usadas para substituir os dentes em falta. Os implantes dentários substituiem um ou mais dentes ou são usados para suportarem próteses totais ou parciais. Consulte o seu dentista para saber se os implantes dentários são a melhor solução para si. As pontes são usadas, normalmente, para substituir um ou mais dentes em falta. Estas ocupam o espaço onde os dentes faltam. As pontes são cimentadas no próprio dente ou no implante que rodeia o espaço livre.

O que posso fazer para que os meus dentes pareçam mais brilhantes?
As destartarizações realizadas pelo dentista ou higienista conseguem remover a maior parte da pigmentação ou manchas externas causadas pelos alimentos e pelo tabaco. O uso de uma pasta dentífrica branqueadora pode, também, ajudar a remover estas manchas entre as visitas ao dentista. Caso estas manchas se encontrem presentes há vários anos, você pode estar a precisar que os seus dentes sejam branqueados no consultório dentário afim de se removerem as manchas mais persistentes.

A pigmentação interna pode ser tratada através de branqueamento, de restaurações estéticas ou através de prótese fixa (coroas ou facetas). Qualquer um destes tratamentos é seguro e eficaz mas é o seu dentista quem lhe vai recomendar qual o tratamento mais apropriado para si, tendo em conta o estado dos seus dentes e os resultados que você deseja obter.

Que efeito tem a dieta na minha saúde oral?
Além de afectar grandemente o seu bem-estar geral, uma alimentação correcta é necessária para uns dentes e gengivas saudáveis. Fazer uma alimentação equilibrada oferece aos tecidos dos seus dentes e gengivas os nutrientes e minerais mais importantes que eles precisam para se manterem fortes e resistentes a infecções que podem contribuir para a doença gengival. Além disso, os alimentos mais duros e fibrosos, como as frutas e os vegetais, ajudam a manter as suas gengivas e os dente limpos. Por outro lado, os alimentos moles e muito adesivos tendem a manter-se nas fissuras e entre os dentes, produzindo a placa bacteriana.

Cada vez que você consome alimentos e bebidas que contenham açúcares e hidratos de carbono, as bactérias da placa bacteriana produzem ácidos que atacam os seus dentes durante 20 minutos ou mais. Para reduzir os danos provocados no esmalte dos seus dentes, limite o número de bebidas e alimentos entre as refeições. Quando fizer estes lanches, opte por alimentos nutritivos como o queijo, vegetais crus, iogurtes naturais ou fruta.

Artigos relacionados

Vídeos relacionados

Guias relacionados

Questionário: a doença das gengivas

Questionário: a doença das gengivas

O que sabe realmente sobre a doença das gengivas? Responda ao nosso questionário e descubra.

Categorias de Saúde oral e dentária em qualquer idade

ColgatePalmolive.pt  |  Colgate.pt  |  Quem Somos  |  Política de privacidade / Legal  |  Política de Cookies  |  Contacte-nos
© Colgate-Palmolive Company. Todos os direitos reservados.
Está a visitar a página de Portugal.