Colgate. Centro de Saúde Oral

Escovas de dentes feitas para todos os tipos de sorriso e desenvolvidas ergonómicamente

Escovas de dentes

Os elixires Colgate foram desenvolvidos para uma protecção completa e um hálito fresco e duradouro. Desenvolvidos e comprovados clinicamente por dentistas.

Elixires

Os produtos Colgate para crianças proporcionam uma escovagem divertida e incentivam o seu uso diário.

Produtos para criança

Produtos de higiene oral disponíveis exclusivamente para profissionais dentários.

Produtos profissionais

Cada sorriso é único e requer cuidados especiais. A Colgate tem uma solução para cada sorriso.

Procurar por benefícios

Os Adultos e o Flúor

Os adultos podem beneficiar do flúor?
Pesquisas recentes mostram que todos podem beneficiar com a utilização de flúor. Os especialistas costumavam achar que o flúor funcionava principalmente por fortalecer os dentes enquanto estes estavam ainda em desenvolvimento. Isso significava que as crianças eram o foco dos esforços de fluoretação. Hoje, estudos mostram que o flúor tópico - aquele presente em pastas dentífricas, elixires orais e tratamentos com flúor - ajuda a prevenir o aparecimento de cáries em pessoas de todas as idades.

Como posso saber se preciso de tratamento especial com flúor?
Se a água que bebe é fluoretada, então a escovagem regular com pasta dentífrica com flúor é considerada suficiente para a maioria dos adultos com dentes saudáveis. Muitos municípios adicionam flúor à água de abastecimento para ajudar a reduzir as cáries dentárias. Poderá descobrir se a água da sua cidade é fluoretada ligando para a companhia de abastecimento ou mandando analisar a água, caso ela seja proveniente de uma fonte particular.

Pessoas que bebem água mineral, e aquelas com as seguintes condições, devem conversar com o dentista sobre tratamentos especiais com flúor:

  • Se estiver a tomar medicamentos que provoquem boca seca ou se tem uma doença que cause boca seca. Sem saliva para neutralizar os ácidos na sua boca e remover partículas de alimentos, fica mais susceptível à cárie dentária.
  • Se as suas gengivas retraíram ou se descolaram dos dentes. Isso cria mais espaço para as bactérias se alojarem e facilita o aparecimento de cáries dentárias.
  • Se usa aparelho ortodôntico. Os aparelhos ortodônticos aprisionam uma grande quantidade de bactérias que podem levar à cárie.
  • Se fez radioterapia na cabeça ou no pescoço. A radiação prejudica as glândulas salivares, causando boca seca.

Quais são os diferentes tipos de tratamento com flúor?
Poderá submeter-se a tratamento com flúor no consultório do dentista. No tratamento feito no consultório, o dentista seca a sua boca e aplica uma solução, espuma ou verniz. Alguns dentistas colocam um gel ou espuma dentro de um molde que é utilizado durante alguns minutos. É solicitado que não coma nem beba nada e evite fumar durante 30 minutos após a aplicação.

Independentemente do risco, todos os adultos devem utilizar pasta dentífrica com flúor, que tem eficácia comprovada na prevenção das cáries dentárias.

Vídeos relacionados

Guias relacionados

Questionário: a doença das gengivas

Questionário: a doença das gengivas

O que sabe realmente sobre a doença das gengivas? Responda ao nosso questionário e descubra.

Categorias de Saúde oral e dentária em qualquer idade

ColgatePalmolive.pt  |  Colgate.pt  |  Quem Somos  |  Política de privacidade / Legal  |  Política de Cookies  |  Contacte-nos
© Colgate-Palmolive Company. Todos os direitos reservados.
Está a visitar a página de Portugal.