Colgate. Centro de Saúde Oral

Escovas de dentes feitas para todos os tipos de sorriso e desenvolvidas ergonómicamente

Escovas de dentes

Os elixires Colgate foram desenvolvidos para uma protecção completa e um hálito fresco e duradouro. Desenvolvidos e comprovados clinicamente por dentistas.

Elixires

Os produtos Colgate para crianças proporcionam uma escovagem divertida e incentivam o seu uso diário.

Produtos para criança

Produtos de higiene oral disponíveis exclusivamente para profissionais dentários.

Produtos profissionais

Cada sorriso é único e requer cuidados especiais. A Colgate tem uma solução para cada sorriso.

Procurar por benefícios

Refrigerantes: Um Problema para os Dentes

Em diversas regiões, utilizam-se palavras diferentes para identificar um refresco adocicado e gaseificado - o refrigerante. Porém, independentemente do nome utilizado, trata-se de algo que pode causar sérios problemas de saúde oral.

Os refrigerantes destacam-se como uma das fontes mais importantes de cárie dentária presentes na dieta, atingindo pessoas de todas as idades. Ácidos e subprodutos acidíferos do açúcar presente nos refrigerantes desmineralizam o esmalte dentário, contribuindo para a formação das cáries. Em casos extremos, o esmalte desmineralizado, combinado com uma escovagem inadequada, bruxismo (hábito de ranger os dentes) ou outros factores, pode levar à perda dentária.

As bebidas sem açúcar, que representam apenas 14 por cento do consumo total de refrigerantes, são menos prejudiciais1. Contudo, são acidíferas e têm potencial para causar problemas.

O Consumo de Refrigerantes Está a Aumentar
O consumo de refrigerantes nos Estados Unidos aumentou drasticamente em todos os grupos demográficos, especialmente entre crianças e adolescentes. O problema é tão grave que autoridades sanitárias como a Academia Americana de Pediatria começaram a alertar para os perigos.

Quantas crianças em idade escolar bebem refrigerantes? As estimativas variam entre uma em cada duas crianças e quatro em cada cinco crianças que consumem pelo menos um refrigerante por dia. Pelo menos uma em cada cinco crianças consome um mínimo de quatro refrigerantes por dia.2

Crianças e adolescentes não são as únicas pessoas em risco. O consumo prolongado de refrigerantes tem um efeito cumulativo no esmalte dentário. À medida que as pessoas vivem mais, mais pessoas terão probabilidade de apresentar problemas.

O Que Fazer
Crianças, adolescentes e adultos podem beneficiar da redução do número de refrigerantes que consomem, e também das terapias orais disponíveis. Eis algumas medidas a tomar:

  • Substitua o refrigerante por bebidas diferentes: Tenha no frigorífico bebidas que contenham menos açúcar e ácido, como água, leite e sumo de fruta 100% natural. Ingira essas bebidas e estimule seus filhos a fazer o mesmo.
  • Enxagúe a boca com água: Depois de consumir um refrigerante, bocheche com água para remover vestígios da bebida que possam prolongar o tempo que o esmalte fica exposto aos ácidos.
  • Utilize pasta dentífrica e elixir oral com flúor: O flúor reduz as cáries e fortalece o esmalte dentário, portanto, escove os dentes com uma pasta dentífrica que contenha flúor, como o Colgate Total®. Bochechar com um elixir com flúor também pode ajudar. O seu dentista poderá recomendar um elixir oral para comprar na farmácia ou supermercado, ou receitar um elixir mais concentrado, dependendo da gravidade do seu problema. Poderá também receitar-lhe uma pasta dentífrica com maior concentração de flúor.
  • Faça a aplicação de flúor com um profissional: O seu dentista pode aplicar o flúor sob a forma de espuma, gel ou solução. Os refrigerantes são implacáveis com os seus dentes. Reduzindo a quantidade ingerida, praticando uma boa higiene oral e procurando ajuda junto do seu dentista e higienista, poderá neutralizar os seus efeitos e usufruir de uma melhor saúde oral.

1Harnack L, Stang J, Story M. Soft drink consumption among US children and adolescents: Nutritional consequences. Journal of the American Dietetic Association 1999;99:436-444.
2Gleason P, Suitor C. Children s diets in the mid 1990s: Dietary intake and its relationship with school meal participation. Alexandria, VA: US Department of Agriculture, Food and Nutrition Service, Office of Analysis, Nutrition and Evaluation;2001.

Vídeos relacionados

Guias relacionados

Guia de escovagem

Guia de escovagem

Teste as suas técnicas de escovagem com a nossa escova FUN 3-D.

Categorias de Higiene oral e dentária e condições

ColgatePalmolive.pt  |  Colgate.pt  |  Quem Somos  |  Política de privacidade / Legal  |  Política de Cookies  |  Contacte-nos
© Colgate-Palmolive Company. Todos os direitos reservados.
Está a visitar a página de Portugal.