Unable to load Top Navigation

Saliva e pastilha elástica - os seus benefícios para a saúde oral

Como sabemos, a saliva ajuda a manter a boca húmida. Quando comemos, o fluxo salivar aumenta, permitindo-nos mastigar e engolir os alimentos. A saliva também tem um efeito protector. Ela neutraliza os ácidos, quando comemos hidratos de carbono que reduzem o pH da boca, e remove os resíduos de alimentos que ficam após as refeições.

A maioria das pessoas mastiga pastilha elástica sem açúcar como "hábito natural" para purificar o hálito, limpar a boca após as refeições, fortalecer os dentes e ter uma sensação de bem estar ao fim de um longo dia. A combinação da saliva com a pastilha elástica sem açúcar estimula o fluxo salivar, neutralizando ainda mais os ácidos acima do pH crítico de 5,7. (1, 2)

Para si, o que é que isso significa? Significa que pode diminuir as lesões de cáries causadas pelos tipos de alimentos que ingere. Depois de comer, o pH da placa bacteriana torna-se ácido durante um certo período de tempo e afecta os dentes, enfraquecendo-os e tornando-os susceptíveis às cáries.

Foi realizado na Europa um estudo, com duração de dois anos, com um grupo de crianças do terceiro ao quinto ano, propensas à cárie, que não usavam água fluoretada, mas usavam diariamente uma pasta dentífrica comum com flúor. As crianças foram distribuídas entre um grupo controlo positivo e um grupo de controlo negativo que não usava pastilha elástica sem açúcar. Os componentes do grupo controlo positivo mastigaram, todos os dias e durante 20 minutos, uma pastilha elástica sem açúcar após cada refeição. Foram feitos exames no início do estudo (momento inicial) e após o primeiro e segundo anos com o objectivo de determinar o número de dentes restaurados, cariados ou ausentes.

Depois do primeiro ano, os resultados mostraram que o grupo de crianças que mastigava pastilha elástica com sorbitol viu o número de lesões de cáries reduzido em 41,7% em relação ao grupo de controlo com crianças que não usaram a pastilha elástica com sorbitol.

As lesões de mancha branca também foram registadas nos dois grupos de controlo positivo e negativo e mostraram uma redução 43,6% em relação ao grupo de controlo positivo após um ano. Após dois anos, registou-se, em relação ao grupo de controlo negativo, uma redução nas cáries de 33,1% e uma redução das lesões de mancha branca de 38,7%. (3)

A realização do estudo foi eficiente e os resultados demonstraram que não foi difícil mastigar três pastilhas elásticas por dia.
Os resultados indicam que alunos e professores podem beneficiar, descobrindo que a saúde oral também pode fazer parte do currículo escolar e que um programa de combate às cáries pode ser instituído nas escolas.
Converse com o seu dentista ou higienista oral sobre as escolhas que pode fazer para melhorar a sua saúde oral utilizando uma pastilha elástica sem açúcar.

Referências:
1. Park KK, Schemehorn BR, Bolton JW, Stookey GK. Effect of sorbitol gum chewing on plaque pH response after ingesting snacks containing predominantly sucrose or starch. Am J Dent. 1990; 3(5):185-191.
2. Macpherson LMD, Dawes C. Effects of salivary film velocity on pH changes in an artificial plaque containing streptococcus oralis after exposure to sucrose. J Dent Res. 1991; 70: 1230-1234.
3. Szoke J, Banoczy J, Proskin HM. Effect of after-meal sucrose-free gum chewing on clinical caries. J Dent Res 80(8): 1725-29, 2001.

Vídeos relacionados

Guias relacionados

Guia de escovagem

Guia de escovagem

Teste as suas técnicas de escovagem com a nossa escova FUN 3-D.

Categorias de Higiene oral e dentária e condições

ColgatePalmolive.pt  |  Colgate.pt  |  Quem Somos  |  Política de privacidade / Legal  |  Política de Cookies  |  Contacte-nos
© Colgate-Palmolive Company. Todos os direitos reservados.
Está a visitar a página de Portugal.