Colgate. Centro de Saúde Oral

Escovas de dentes feitas para todos os tipos de sorriso e desenvolvidas ergonómicamente

Escovas de dentes

Os elixires Colgate foram desenvolvidos para uma protecção completa e um hálito fresco e duradouro. Desenvolvidos e comprovados clinicamente por dentistas.

Elixires

Os produtos Colgate para crianças proporcionam uma escovagem divertida e incentivam o seu uso diário.

Produtos para criança

Produtos de higiene oral disponíveis exclusivamente para profissionais dentários.

Produtos profissionais

Cada sorriso é único e requer cuidados especiais. A Colgate tem uma solução para cada sorriso.

Procurar por benefícios

Compreender o stress e o seu efeito sobre a saúde oral

O stress é definido como uma resposta fisiológica do corpo a situações ou problemas que podem afectar negativamente a atitude ou o organismo de uma pessoa. O stress divide-se em quatro categorias: eustress, distress, hipostress e hiperstress.

O eustress é uma forma de stress positivo. É um stress motivador e permite que a pessoa conclua o seu projecto ou trabalho. O distress é um stress negativo que afecta as pessoas através do medo, frustração e, por vezes, raiva. O hipostress ocorre quando alguém não está sob stress positivo e pode dar origem a mais problemas, produzindo tédio e desespero.
O hiperstress é o resultado do stress quando alguém se esforça em demasia para cumprir prazos.
Quando ocorre stress, mais pessoas são afectadas por hábitos pouco saudáveis ou negativos que podem influenciar a sua saúde oral, tais como o consumo de tabaco e álcool.

Um estudo publicado no Journal of Periodontology em 2007 mostrou que o stress interfere na higiene oral. Cinquenta e seis por cento dos participantes no estudo afirmou que o stress tinha afectado a sua capacidade de escovar os dentes e utilizar fio dentário. A hormona cortisol está presente no stress. O cortisol acumula-se em níveis crescentes e pode levar à doença periodontal.
O stress pode afectar a saúde das pessoas, causando os seguintes problemas orais:

  1. Surgimento de aftas – Aftas são pequenas feridas na boca causadas por vírus, bactérias e deficiência do sistema imunológico.
  2. DTM/Bruxismo – As pessoas sob stress podem ter problemas que afectam a articulação temporo-mandibular, assim como ranger e apertar os dentes durante o dia ou quando dormem.
  3. Boca seca – O stress pode afectar o nível de salivação. Certos medicamentos podem ter influência sobre o fluxo salivar.
  4. Gengivite – Vários estudos mostram que o stress pode afectar a capacidade de a pessoa realizar uma boa higiene oral.

Estes são alguns dos problemas que podem ocorrer quando o stress está presente. Consulte o seu dentista se estiver a sofrer de qualquer um deles. Tente aliviar o stress ingerindo uma dieta nutritiva, dormindo o número de horas necessário à noite e exercitando-se para reduzir a ansiedade e a tensão decorrentes do stress.

Vídeos relacionados

Guias relacionados

Proteja o seu sorriso

Proteja o seu sorriso

O que sabe realmente sobre a doença das gengivas? Responda ao nosso questionário e descubra.

Categorias de Higiene oral e dentária e condições

ColgatePalmolive.pt  |  Colgate.pt  |  Quem Somos  |  Política de privacidade / Legal  |  Política de Cookies  |  Contacte-nos
© Colgate-Palmolive Company. Todos os direitos reservados.
Está a visitar a página de Portugal.