Colgate. Centro de Saúde Oral

Escovas de dentes feitas para todos os tipos de sorriso e desenvolvidas ergonómicamente

Escovas de dentes

Os elixires Colgate foram desenvolvidos para uma protecção completa e um hálito fresco e duradouro. Desenvolvidos e comprovados clinicamente por dentistas.

Elixires

Os produtos Colgate para crianças proporcionam uma escovagem divertida e incentivam o seu uso diário.

Produtos para criança

Produtos de higiene oral disponíveis exclusivamente para profissionais dentários.

Produtos profissionais

Cada sorriso é único e requer cuidados especiais. A Colgate tem uma solução para cada sorriso.

Procurar por benefícios

Deficiências de desenvolvimento e saúde oral

Ao prestar assistência médico-dentária às pessoas com deficiências de desenvolvimento, o dentista deve comunicar de maneira eficaz tanto com os pacientes como com as pessoas que cuidam deles. Deve também estar ciente das limitações causadas pela doença, saber como tratar esses pacientes e procurar tornar o tratamento numa experiência positiva para eles.

A legislação define como deficiente:
- a pessoa portadora de deficiência física ou mental que limita uma ou mais actividades fundamentais.
- a pessoa com historial de deficiência.
- a pessoa considerada como portadora de deficiência.

Essas deficiências são causadas por problemas ocorridos durante os estádios de desenvolvimento, que vão desde o nascimento até aos 18 anos. Esses problemas podem ocorrer antes, durante ou após o nascimento, e podem compreender anomalias cromossómicas, paralisia cerebral, autismo e epilepsia.
As deficiências adquiridas provêm de problemas ocorridos após os estádios de desenvolvimento, como, por exemplo, traumatismo craniano, lesão espinal, esclerose múltipla e artrite.

O consultório
É importante compreender as implicações da deficiência e, em seguida, discuti-la com o dentista, com o objectivo de identificar o que precisa ser feito desde a chegada do paciente ao consultório. Deve-se avaliar o tratamento para saber se se trata de uma consulta para exame clínico, profilaxia, restaurações ou extracção, e se o procedimento pode ser feito no consultório ou terá que ser feito em hospital.

Se o tratamento for feito no consultório, será necessário um trabalho em equipa visando a comunicação com o paciente e a pessoa responsável por ele. A decisão sobre o horário e a duração da consulta deve levar em conta a deficiência da pessoa. Se o paciente estiver em cadeira de rodas, será preciso transferi-lo cuidadosamente para a cadeira odontológica. A posição da cadeira odontológica deve ser ajustada segundo a deficiência do paciente. Nalguns casos, a cadeira não pode ser reclinada. O dentista deve trabalhar com um assistente que tranquilizará o paciente, auxiliará durante o procedimento e trabalhará para que a consulta se desenrole com agilidade e sem interrupções. O dentista deve conversar com o responsável e o médico do paciente para saber se há necessidade de medicação antes da consulta. Durante o tratamento, é necessário comunicação, reforço positivo e delicadeza.

Os procedimentos devem ser discutidas com o paciente, bem como com a pessoa que cuida dele, para lhes dar instrucções sobre as formas correctas de, em casa, limpar e remover a placa bacteriana e os resíduos alimentares. Os dentes devem ser escovados duas vezes por dia, com uma pasta dentífrica com flúor que contenha um ingrediente antibacteriano. A limpeza interdental deve ser feita pelo menos uma vez por dia para manter a placa bacteriana sob controlo e evitar a gengivite. Dependendo da necessidade do paciente, pode-se recomendar um elixir oral com flúor para reduzir a placa bacteriana e a gengivite, assim como a cárie. Após a consulta, a pessoa responsável pelo paciente deve discutir essas informações com o dentista e sua equipa.

Vídeos relacionados

Guias relacionados

Proteja o seu sorriso

Proteja o seu sorriso

O que sabe realmente sobre a doença das gengivas? Responda ao nosso questionário e descubra.

Categorias de Higiene oral e dentária e condições

ColgatePalmolive.pt  |  Colgate.pt  |  Quem Somos  |  Política de privacidade / Legal  |  Política de Cookies  |  Contacte-nos
© Colgate-Palmolive Company. Todos os direitos reservados.
Está a visitar a página de Portugal.