Colgate. Centro de Saúde Oral

Escovas de dentes feitas para todos os tipos de sorriso e desenvolvidas ergonómicamente

Escovas de dentes

Os elixires Colgate foram desenvolvidos para uma protecção completa e um hálito fresco e duradouro. Desenvolvidos e comprovados clinicamente por dentistas.

Elixires

Os produtos Colgate para crianças proporcionam uma escovagem divertida e incentivam o seu uso diário.

Produtos para criança

Produtos de higiene oral disponíveis exclusivamente para profissionais dentários.

Produtos profissionais

Cada sorriso é único e requer cuidados especiais. A Colgate tem uma solução para cada sorriso.

Procurar por benefícios

Intervenção médica para a correcção de lábio leporino e fenda palatina Os factos

A Academia Americana de Otorrinolaringologia e Cirurgia da Cabeça e Pescoço afirma que cerca de 1.000 bebés nascem com lábio leporino e fenda palatina, que 2.000 bebés nascem somente com fenda palatina e que 20% das fendas são fissuras labiais. (1) O lábio leporino e a fenda palatina são os defeitos físicos de nascença mais comuns entre os bebés. O lábio leporino é uma fissura no lábio superior que ocorre durante o desenvolvimento fetal, quando o lábio não se funde. A fenda palatina é uma fissura no céu da boca (palato duro e/ou mole) resultante do não fechamento da estrutura do palato. Estes defeitos ocorrem devido a problemas genéticos (genes que causam a fissura ou um defeito que induz à fissura) de um ou ambos os progenitores e problemas ambientais durante a gravidez (tabaco, consumo de álcool, medicamentos, exposição a vírus ou deficiência nutricional).

Baby Girls

Fotografia 1 – Bebé com lábio leporino

Fotografia 2 – Menina de 2 anos e meio após cirurgia do lábio leporino

Children

Fotografia 3 – Criança com fenda palatina

Diagnóstico e tratamento
O lábio leporino e a fenda palatina são identificados por ecografia durante a gravidez e no nascimento. As fissuras podem ou não ser simples de tratar, dependendo de como a respiração, a ingestão e a fala podem ser afectadas. Se o bebé tiver dificuldade para se alimentar (incapaz de sugar ou apresentando regurgitação nasal), é importante consultar um pediatra e discutir as estratégias para o alimentar.

Os bebés com fenda palatina são mais propensos a ter infecções no ouvido e devem ser examinados por um especialista em ouvido, nariz e garganta. A fala pode ser uma preocupação importante, uma vez que envolve os lábios e o palato, que influenciam a formação dos sons. Pode ser aconselhável consultar um especialista para determinar a necessidade de terapia. É importante também consultar um odontopediatra para acompanhar o desenvolvimento dos dentes.

Tratamento médico
Os bebés com fissura labial geralmente são submetidos a cirurgia até aos três meses de idade. Os bebés com fenda palatina podem ser submetidos a procedimento cirúrgico até aos 12 meses e a cirurgia é mais complicada do que a de lábio leporino. É importante escolher o cirurgião certo para trabalhar com a sua família na correcção deste defeito. Se forem necessárias cirurgias complementares, podem ser realizadas entre a idade de 2 anos e a adolescência. O seu médico pode fornecer-lhe informações relacionadas com a fala, comportamento e factores psicológicos da criança (2)

Opções cirúrgicas futuras
As novas pesquisas indicam que os médicos podem oferecer tratamento para o lábio leporino e a fenda palatina ainda no útero materno. Os médicos podem realizar intervenções cirúrgicas minimamente invasivas com pequenas incisões que não deixam cicatrizes perceptíveis após o nascimento do bebé. (2) Consulte o seu médico e discuta as suas preocupações e opções de tratamento para corrigir cirurgicamente a fissura labial ou palatina do seu bebé.

Referências:
1. Informações obtidas no Web site da Academia Americana de Otolaringologia e Cirurgia do Pescoço e Cabeça em www.entnet.org/healthinformation/cleft lipPalate.cfm.
2. Informações obtidas na Mayo Clinic em www.mayoclinic.com/health/cleft-palate.

Vídeos relacionados

Guias relacionados

Proteja o seu sorriso

Proteja o seu sorriso

O que sabe realmente sobre a doença das gengivas? Responda ao nosso questionário e descubra.

Categorias de Higiene oral e dentária e condições

ColgatePalmolive.pt  |  Colgate.pt  |  Quem Somos  |  Política de privacidade / Legal  |  Política de Cookies  |  Contacte-nos
© Colgate-Palmolive Company. Todos os direitos reservados.
Está a visitar a página de Portugal.