Colgate. Centro de Saúde Oral

Escovas de dentes feitas para todos os tipos de sorriso e desenvolvidas ergonómicamente

Escovas de dentes

Os elixires Colgate foram desenvolvidos para uma protecção completa e um hálito fresco e duradouro. Desenvolvidos e comprovados clinicamente por dentistas.

Elixires

Os produtos Colgate para crianças proporcionam uma escovagem divertida e incentivam o seu uso diário.

Produtos para criança

Produtos de higiene oral disponíveis exclusivamente para profissionais dentários.

Produtos profissionais

Cada sorriso é único e requer cuidados especiais. A Colgate tem uma solução para cada sorriso.

Procurar por benefícios

O Que É um Protector Bucal?

O que é um protector bucal?
Um protector bucal é um aparelho que se encaixa nos dentes para protegê-los de qualquer tipo de impacto. Os protectores bucais devem ser usados sempre que a pessoa participar em actividades desportivas que envolvam a possibilidade de quedas, contactos físicos bruscos ou choques com objectos voadores, tais como futebol, basquetebol, rugby, hóquei, skate, ginástica, ciclismo ou qualquer actividade que possa produzir ferimentos na área da boca.

Os protectores bucais geralmente cobrem os dentes superiores e são concebidos para evitar a fractura de dentes, corte nos lábios ou qualquer outro ferimento na boca. Se estiver a usar aparelho ou prótese dentária na arcada inferior, é provável que o seu dentista sugira também o uso de protector bucal nos dentes inferiores.

Que tipos de protectores bucais existem?
Independentemente do tipo, todos os protectores bucais devem ser flexíveis, resistentes à ruptura e cómodos de utilizar. Devem também adaptar-se à sua boca de forma a não restringir a fala ou a respiração. Os três tipos de protector bucal disponíveis no mercado são:

  • Protectores feitos por medida: São diferentes para cada utilizador e feitos pelo seu dentista ou por um laboratório. Por serem feitos por medida, são extremamente confortáveis e oferecem excelente protecção. Para o fazer, o dentista fará um molde dos seus dentes e construirá o protector em cima do molde. A maioria dos atletas prefere este tipo de protector, pelo conforto que proporciona. Mas, infelizmente, também são mais caros.
  • Protectores moldáveis em água quente: Todos os protectores deste tipo têm a mesma forma, que pode ser alterada. Para alterar a forma do protector, coloque-o em água quente para amolecer e morda o plástico aquecido para conseguir um bom encaixe nos dentes. Este tipo de protector pode ser adquirido em lojas de produtos desportivos e é mais confortável do que os protectores comuns. Siga cuidadosamente as instruções para evitar ficar com um protector que não se ajusta bem aos seus dentes.
  • Protectores comuns: Baratos e pré-moldados, estes protectores estão prontos a utilizar. Contudo, muitas vezes não se ajustam bem aos dentes e chegam a dificultar a fala e a respiração.

Quanto tempo dura um protector bucal?
O ideal seria trocar de protector bucal a cada temporada porque, com o passar do tempo, estes desgastam-se e o coeficiente de protecção diminui. É importante que os adolescentes troquem os seus protectores com uma certa frequência, porque tanto a boca como os dentes estão em fase de crescimento. Muitos desportistas pedem que o seu dentista faça novos protectores sempre que fazem a revisão dentária, a cada seis meses.


*"Guia completo de como cuidar melhor dos dentes", Jeffrey F. Taintor, DDS, MS e Mary Jane Taintor, 1997.

Categorias de Higiene oral e dentária e condições

ColgatePalmolive.pt  |  Colgate.pt  |  Quem Somos  |  Política de privacidade / Legal  |  Política de Cookies  |  Contacte-nos
© Colgate-Palmolive Company. Todos os direitos reservados.
Está a visitar a página de Portugal.