Colgate. Centro de Saúde Oral

Escovas de dentes feitas para todos os tipos de sorriso e desenvolvidas ergonómicamente

Escovas de dentes

Os elixires Colgate foram desenvolvidos para uma protecção completa e um hálito fresco e duradouro. Desenvolvidos e comprovados clinicamente por dentistas.

Elixires

Os produtos Colgate para crianças proporcionam uma escovagem divertida e incentivam o seu uso diário.

Produtos para criança

Produtos de higiene oral disponíveis exclusivamente para profissionais dentários.

Produtos profissionais

Cada sorriso é único e requer cuidados especiais. A Colgate tem uma solução para cada sorriso.

Procurar por benefícios

O que é o tártaro?

O tártaro, também chamado de cálculo, é a placa bacteriana que endureceu nos seus dentes. O tártaro também se pode formar junto da linha da gengiva ou abaixo dela e pode irritar os tecidos gengivais. O tártaro oferece à placa bacteriana uma maior superfície para ela crescer e uma superfície mais adesiva para poder aderir com mais facilidade, o que pode levar a situações mais sérias, como a cárie dentária e a doença gengival.

O tártaro pode não só ameaçar a saúde dos seus dentes e gengivas como também é um problema estético porque é mais poroso e retém a pigmentação mais facilmente. Por isso, se é um consumidor de café ou chá ou se fuma, é particularmente importante que aprenda a prevenir o tártaro.

Como é que eu sei que tenho tártaro formado?
Ao contrário da placa bacteriana que é uma película de bactérias sem cor, o tártaro é uma formação mineral que é facilmente visível acima da linha gengival. O sinal mais comum da existência de tártaro é uma coloração amarelada ou acastanhada dos dentes e gengivas. A única forma de detectar com certeza o tártaro - e de o remover - é visitar o seu dentista.

Como é que eu posso prevenir a formação de tártaro?
Uma correcta escovagem, especialmente com pasta dentífrica anti-tártaro e o uso de fio dentário são necessários para reduzir a placa bacteriana e a formação de tártaro.

A partir do momento em que o tártaro esteja formado, só um profissional dentário o pode remover. O processo de remoção do tártaro é chamado destartarização. Durante a destartarização, o profissional dentário utiliza instrumentos especiais para remover o tártaro dos seus dentes acima e abaixo da linha gengival.

TarterTeeth Scaling
O tártaro ameaça uma boa saúde oral e faz com que
o seu sorriso seja nitidamente menos atractivo.
Uma vez formado, apenas a destartarização pode remover o tártaro.

Vídeos relacionados

Guias relacionados

Indicador de cáries

Indicador de cáries

Saiba se as cáries são uma realidade para o seu filho através de perguntas muito simples.

Categorias de Higiene oral e dentária e condições

ColgatePalmolive.pt  |  Colgate.pt  |  Quem Somos  |  Política de privacidade / Legal  |  Política de Cookies  |  Contacte-nos
© Colgate-Palmolive Company. Todos os direitos reservados.
Está a visitar a página de Portugal.