Colgate. Centro de Saúde Oral

Escovas de dentes feitas para todos os tipos de sorriso e desenvolvidas ergonómicamente

Escovas de dentes

Os elixires Colgate foram desenvolvidos para uma protecção completa e um hálito fresco e duradouro. Desenvolvidos e comprovados clinicamente por dentistas.

Elixires

Os produtos Colgate para crianças proporcionam uma escovagem divertida e incentivam o seu uso diário.

Produtos para criança

Produtos de higiene oral disponíveis exclusivamente para profissionais dentários.

Produtos profissionais

Cada sorriso é único e requer cuidados especiais. A Colgate tem uma solução para cada sorriso.

Procurar por benefícios

Quais São os Estádios da Gengivite?

O que é a gengivite?
A gengivite é uma inflamação da gengiva que pode progredir e atingir o osso alveolar. É este que envolve e segura os dentes. É causada pela placa bacteriana ou biofilme dentário, uma película incolor e pegajosa que se forma continuamente nos dentes. Se não for removida diariamente por meio da escovagem e da utilização do fio dentário, a placa bacteriana pode formar-se e as bactérias nela contidas poderão infectar não só a gengiva e a região em redor dos dentes, mas acabarão por atingir o tecido por baixo da gengiva e o osso que suporta os dentes. Isto pode fazer com que os dentes fiquem abalados, caiam ou tenham que ser removidos pelo dentista.

Os estádios da gengivite são três:

  • Gengivite: este é o primeiro estádio da inflamação gengival causada pela placa bacteriana que se forma na margem da gengiva. Se a escovagem e a utilização do fio dentário diariamente não forem suficientes para remover esta placa, ela produzirá toxinas (venenos) que podem irritar o tecido gengival, causando a gengivite. Poderá detectar algum sangramento durante a escovagem e a utilização do fio dentário. Neste primeiro estádio da doença, o dano pode ser revertido, desde que o osso e o tecido conjuntivo que seguram os dentes no lugar não tenham sido atingidos.
  • Periodontite: neste estádio, o osso e as fibras de sustentação que mantêm os dentes na sua posição são irreversivelmente danificados. Em redor da gengiva pode começar a formar-se uma bolsa que avança para baixo da gengiva e onde ficam armazenados os detritos e a placa bacteriana. O tratamento dentário em consultório adequado e a higiene oral minuciosa em casa, em geral, podem ajudar a prevenir danos maiores.
  • Periodontite avançada: neste estádio final da doença, as fibras e os ossos de sustentação dos dentes são destruídos, o que faz com que os dentes migrem ou mudem de lugar ou fiquem abalados ou móveis. Isto pode afectar a sua mordida e, se o tratamento não for eficaz, corre o risco de perder os seus dentes.

Como saber se tenho gengivite?
A gengivite pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum entre os adultos. Se for detectada no seu estádio inicial, a gengivite pode ser revertida - portanto, visite o seu dentista se detectar qualquer um dos seguintes sintomas:

  • Gengivas vermelhas, inchadas, ou flácidas.
  • Gengivas que sangram durante a escovagem ou a utilização do fio dentário.
  • Dentes que parecem mais longos devido à retracção da gengiva.
  • Gengivas que se separam ou se afastam dos dentes, criando uma bolsa.
  • Mudanças na forma como os seus dentes encaixam quando morde.
  • Secreção de pus em redor dos dentes e na bolsa gengival.
  • Mau hálito constante ou sabor desagradável na boca.

Como tratar a gengivite?

  • Os primeiros estádios da gengivite, de um modo geral, podem ser revertidos por meio de uma escovagem e de uma utilização do fio dentário correctas. Uma boa saúde oral ajudará a evitar a formação de placa.
  • Uma limpeza profissional pelo seu dentista ou higienista oral é a única forma de remover a placa que se formou e endureceu, formando o tártaro. O seu dentista fará a limpeza ou raspagem dos seus dentes para remover o tártaro por cima e por baixo da linha da gengiva. Se o seu problema for muito sério, pode realizar-se um procedimento para alisar a raiz nas suas partes mais profundas. Este procedimento ajuda a suavizar as irregularidades nas raízes dos dentes, dificultando o endurecimento da placa bacteriana.

Com consultas regulares, o estádio inicial da doença pode ser tratado antes que se torne num problema muito mais sério. Se o seu problema for mais grave, será necessário fazer um tratamento no consultório dentário.

GumDiseaseHealthy

Gengivas saudáveis - gengivas saudáveis são firmes e não sangram. Adaptam-se perfeitamente em redor dos dentes

Gingivitis

Gengivite - As gengivas ficam levemente inflamadas, podem parecer avermelhadas ou inchadas e podem sangrar durante a escovagem.

Periodontis

Periodontite - As gengivas começam a soltar-se e a retrair-se dos dentes. Isto permite que a placa bacteriana avance em direcção às raízes, às fibras de sustentação e ao os

	AdvancedPeriodontis

Periodontite avançada As fibras de sustentação e o osso são destruídos. Os dentes tornam-se móveis e abalados e podem ter que ser removidos.

Vídeos relacionados

Guias relacionados

Questionário: a doença das gengivas

Questionário: a doença das gengivas

O que sabe realmente sobre a doença das gengivas? Responda ao nosso questionário e descubra.

Categorias de Higiene oral e dentária e condições

ColgatePalmolive.pt  |  Colgate.pt  |  Quem Somos  |  Política de privacidade / Legal  |  Política de Cookies  |  Contacte-nos
© Colgate-Palmolive Company. Todos os direitos reservados.
Está a visitar a página de Portugal.