Colgate. Centro de Saúde Oral

Escovas de dentes feitas para todos os tipos de sorriso e desenvolvidas ergonómicamente

Escovas de dentes

Os elixires Colgate foram desenvolvidos para uma protecção completa e um hálito fresco e duradouro. Desenvolvidos e comprovados clinicamente por dentistas.

Elixires

Os produtos Colgate para crianças proporcionam uma escovagem divertida e incentivam o seu uso diário.

Produtos para criança

Produtos de higiene oral disponíveis exclusivamente para profissionais dentários.

Produtos profissionais

Cada sorriso é único e requer cuidados especiais. A Colgate tem uma solução para cada sorriso.

Procurar por benefícios

Cirurgia das gengivas: o que é preciso saber

O seu dentista recomendou que consultasse um periodontista. O periodontista é um especialista em doença periodontal. Doença periodontal é uma infecção bacteriana grave que afecta o tecido da gengiva e a estrutura óssea dos dentes, causando inflamação, vermelhidão, inchaço e perda óssea em redor dos dentes. A doença periodontal pode afectar um ou vários dentes na boca.

Como se contrai uma doença periodontal?
A doença periodontal começa com as bactérias presentes na boca que se acumulam em redor dos dentes. As bactérias acumulam-se e multiplicam-se, formando uma película biológica chamada placa bacteriana. Se essa placa não for retirada, o tecido gengival adjacente pode inflamar-se, resultando no desenvolvimento da gengivite. A gengivite pode ser tratada e revertida com a utilização diária do fio dentário e duas escovagens por dia com uma pasta dentífrica com flúor. A placa bacteriana e os resíduos alimentares são removidos por meio de práticas de higiene oral para limpar a superfície dos dentes e eliminar a placa bacteriana na linha da gengiva.

[Fotografia 1 – Gengivite].

Gengivite


Contudo, se a placa bacteriana e os resíduos alimentares não forem removidos, a gengivite pode agravar-se. O tecido gengival inflama-se ainda mais e pode ocorrer sangramento e a formação de uma bolsa entre o dente e a gengiva, que propicia o desenvolvimento da doença periodontal.

[Fotografia 2 – Recessão gengival e doença periodontal]

Receding gums


A bolsa periodontal desenvolve-se porque as bactérias da placa continuam a acumular-se e avançam abaixo da linha da gengiva. Nesse ponto, os recursos domésticos já não são tão eficazes na remoção da placa. Se não for tratada pelo dentista ou higienista oral, a placa bacteriana continuará a avançar abaixo da linha da gengiva, infectando o interior da bolsa periodontal. As bactérias da placa geram subprodutos que fazem com que os tecidos adjacentes, duros ou moles, comecem a degradar-se. Este tipo de doença periodontal avançada pode afectar e infectar a raiz dos dentes. Quando isso ocorre, o dente solta-se e começa a incomodar o paciente, que precisará de cirurgia.

O paciente deve passar por uma terapia inicial em consultório para tratar as bolsas periodontais por meio de curetagem e alisamento radicular. O dentista ou higienista oral utiliza um aparelho ultra-sónico para remover a placa, o tártaro e os resíduos alimentares abaixo da linha da gengiva e, manualmente, faz a cuteragem e alisamento da raiz para eliminar a doença. A curetagem e o alisamento radicular podem ser concluídos em duas ou quatro sessões, dependendo da extensão da doença. O dentista ou higienista oral explicará as práticas correctas de higiene oral para que o paciente possa utilizá-las em casa.

Tipos de cirurgia gengival

1. Retalho gengival –Se as bolsas periodontais tiverem mais de 5 milímetros de profundidade, o periodontista realizará este procedimento para as reduzir. A maioria dos pacientes diagnosticados com periodontite moderada a severa passa por este procedimento. O periodontista corta o tecido gengival para separá-lo do dente, faz uma limpeza geral, com o uso de um aparelho ultra-sónico e, manualmente, e remove o tártaro, a placa e a película abaixo das bolsas.

2. Gengivectomia– Este procedimento é realizado para remover o excesso de tecido gengival e proporcionar uma melhor limpeza dos dentes. Antes de cortar e eliminar o excesso de tecido, o periodontista anestesia a gengiva.

3. Gengivoplastia –Este tipo de cirurgia é usado para remodelar o tecido gengival saudável em redor dos dentes e melhorar a sua aparência. Se a pessoa apresentar recessão gengival (afastamento da gengiva do dente), pode-se realizar uma gengivoplastia. Pode também fazer-se um enxerto, retirando-se tecido do palato e cosendo-o no local da recessão.

Após a cirurgia, é importante que o periodontista lhe explique como limpar os dentes e as gengivas usando uma escova e uma pasta dentífrica antimicrobiana com flúor, elixir antibacteriano e fio dentário. Consulte o seu dentista para obter mais informações sobre como cuidar das suas gengivas e dos seus dentes após a cirurgia.

Vídeos relacionados

Guias relacionados

Questionário: a doença das gengivas

Questionário: a doença das gengivas

O que sabe realmente sobre a doença das gengivas? Responda ao nosso questionário e descubra.

Categorias de Higiene oral e dentária e condições

ColgatePalmolive.pt  |  Colgate.pt  |  Quem Somos  |  Política de privacidade / Legal  |  Política de Cookies  |  Contacte-nos
© Colgate-Palmolive Company. Todos os direitos reservados.
Está a visitar a página de Portugal.