Colgate. Centro de Saúde Oral

Escovas de dentes feitas para todos os tipos de sorriso e desenvolvidas ergonómicamente

Escovas de dentes

Os elixires Colgate foram desenvolvidos para uma protecção completa e um hálito fresco e duradouro. Desenvolvidos e comprovados clinicamente por dentistas.

Elixires

Os produtos Colgate para crianças proporcionam uma escovagem divertida e incentivam o seu uso diário.

Produtos para criança

Produtos de higiene oral disponíveis exclusivamente para profissionais dentários.

Produtos profissionais

Cada sorriso é único e requer cuidados especiais. A Colgate tem uma solução para cada sorriso.

Procurar por benefícios

Boca seca: os factos

Muita gente sofre de boca seca (xerostomia) devido ao uso de alguns medicamentos, doenças autoimunes, terapias de tratamento do cancro e ao envelhecimento natural. A boca seca ocorre devido à falta de fluxo salivar normal. A boca seca pode afectar pessoas de qualquer idade e deve ser monitorizada para não causar efeitos mais sérios na cavidade oral.

Qual é a causa?
A boca seca pode ocorrer como resultado do uso de medicamentos vendidos com receita médica como anti-histamínicos, anticonvulsivantes, antidepressivos, medicamentos cardiovasculares, antieméticos, antipsicóticos, sedativos e descongestionantes, entre outros. O uso prolongado de medicamentos de venda livre também pode causar boca seca. As pessoas que se submetem a cirurgia, radioterapia e quimioterapia podem sentir a boca seca. A terapia de radiação, quando aplicada na região da cabeça e pescoço, tem efeitos mais significativos relacionados com a boca seca, em comparação com a cirurgia e quimioterapia. Após terapia de radiação aplicada na região da cabeça e do pescoço, as glândulas salivares irradiadas produzem pouca ou nenhuma secreção salivar e a boca seca pode tornar-se num grande desconforto para os pacientes com cancro da boca e da faringe.

Outros exemplos de pessoas susceptíveis à xerostomia são aquelas que sofrem de doenças auto-imunes como a síndrome de Sjögren, caracterizada por olhos secos, boca seca e doenças do tecido conjuntivo (artrite reumatóide, lúpus eritematoso sistémico, esclerose sistémica, polimiosite ou doença mista do tecido conjuntivo). As pessoas que têm diabetes tipo 1, esclerose múltipla, esclerodermia, psoríase, doença inflamatória intestinal e fibrose quística também podem apresentar a boca seca.

A boca seca pode também decorrer de deficiências nutricionais, como a falta de vitamina A e riboflavina (vitamina B2).

Sintomas da boca seca
Há vários sintomas presentes na ocorrência da boca seca:

  • Secura na boca e na garganta
  • Saliva mais viscosa
  • Aumento de infecções da boca e da faringe.
  • Crescimento da placa bacteriana
  • Mau hálito
  • Úlceras na boca
  • Alteração do paladar
  • Aparecimento ou evolução das cáries
  • Desenvolvimento de doença gengival e/ou periodontal
  • Dificuldade na fala e deglutição

Tratamento da boca seca
Se a sua boca seca for causada por medicamentos vendidos com receita, o seu médico pode reavaliar o tipo de medicamento que está a tomar e eliminar ou ajustar a dosagem daqueles que causam o problema. Os sprays de saliva artificial podem ser usados para ajudar a humedecer a boca e aumentar o fluxo de saliva. O seu médico também pode receitar pilocarpina, um medicamento que ajuda a estimular a produção de saliva. Também poderá decidir simplesmente beber mais água para matar a sede decorrente da boca seca. Antissépticos orais soba forma de elixires também são indicados como antimicrobianos para controlar a placa bacteriana ou auxiliar no tratamento de infecções da boca.

Entre os recursos que podem ser utilizados em casa para combater a boca seca estão a escovagem dos dentes pelo menos duas vezes ao dia com uma pasta dentífrica com flúor, a utilização diária de fio dentário, a ingestão de água ou líquidos não açucarados às refeições e o uso de rebuçados ou pastilhas elásticas sem açúcar para estimular o fluxo salivar. Procure não respirar pela boca, pois isso aumenta o efeito da boca seca.

Consulte o seu médico e dentista se estiver a sofrer desse problema e monitorize os medicamentos que toma e aquilo que come ou bebe.

Vídeos relacionados

Guias relacionados

Indicador de cáries

Indicador de cáries

Saiba se as cáries são uma realidade para o seu filho através de perguntas muito simples.

Categorias de Higiene oral e dentária e condições

ColgatePalmolive.pt  |  Colgate.pt  |  Quem Somos  |  Política de privacidade / Legal  |  Política de Cookies  |  Contacte-nos
© Colgate-Palmolive Company. Todos os direitos reservados.
Está a visitar a página de Portugal.