Colgate. Centro de Saúde Oral

Escovas de dentes feitas para todos os tipos de sorriso e desenvolvidas ergonómicamente

Escovas de dentes

Os elixires Colgate foram desenvolvidos para uma protecção completa e um hálito fresco e duradouro. Desenvolvidos e comprovados clinicamente por dentistas.

Elixires

Os produtos Colgate para crianças proporcionam uma escovagem divertida e incentivam o seu uso diário.

Produtos para criança

Produtos de higiene oral disponíveis exclusivamente para profissionais dentários.

Produtos profissionais

Cada sorriso é único e requer cuidados especiais. A Colgate tem uma solução para cada sorriso.

Procurar por benefícios

O que são as cáries dentárias?

"Cavidades" é outra forma de dizer dentes cariados. Os dentes cariados são bastante influenciados pelo nosso modo de vida - o que comemos, que cuidados temos com os dentes, se usamos uma pasta dentífrica fluoretada ou não. A hereditariedade também desempenha um papel importante na susceptibilidade com que os nossos dentes reagem às cáries dentárias.

As cáries dentárias são mais frequentes entre crianças mas os adultos também estão em risco. Os tipos mais comuns de cáries dentárias são:

  • Cáries coronárias - o tipo mais comum; ocorre tanto em crianças como em adultos; as cáries coronárias estão localizadas mais frequentemente nas superfícies oclusais ou entre os dentes.
  • Cáries radiculares - à medida que envelhecemos, as gengivas sofrem recessões expondo parte das raízes dos dentes. Como não existe esmalte a cobrir as raízes dos dentes, estas áreas expostas cariam facilmente.
  • Cáres recidivantes (reincidentes) - as cáries podem formar-se à volta das restaurações ou das coroas. Esta situação ocorre porque estas áreas têm tendência para acumular mais placa bacteriana e podem, em último caso, dar origem a uma cárie dentária.

Os adultos encontram-se em risco se sofrer, principalmente, de boca seca, uma situação que surge devido à falta de saliva. A boca seca pode ser causada por uma doença, medicação, radioterapia e quimioterapia e poderá ser temporária (dias a meses) ou permanente, dependendo da causa que a origina.

As cáries dentárias são um problema sério. Se não são tratadas podem destruir o seu dente e matar os nervos, muito delicados, no centro do dente, originando um abcesso, uma área de infecção na ponta da raíz. A partir do momento em que o abcesso se forma, o dente só pode ser tratado através de uma desvitalização, cirurgia ou extracção do dente.

Como é que sei que tenho uma cárie dentária?
Só o seu dentista pode dizer-lhe com certeza se você tem ou não uma cárie dentária. Isto deve-se ao facto de as cáries poderem desenvolver-se debaixo da superfície dentária, onde você não consegue ver a olho nu. Quando ingere alimentos que contêm hidratos de carbono (açúcares,etc.), estes hidratos de carbono servem de alimento às bactérias da placa bacteriana que produzem ácidos e penetram no dente. Com o passar do tempo, o esmalte do dente começa a deteriorar-se debaixo da superfíce dentária enquanto esta mantém-se intacta. Quando esta sub superfície desaparece, a superfície colapsa expondo a cavidade.

As cáries dentárias desenvolvem-se com mais frequência nas fissuras das superfícies oclusais dos dentes posteriores, entre os dentes e junto à linha gengival. Mas independentemente onde elas ocorram, a melhor forma de detectar e tratá-las antes que se tornem um problema mais sério, é através de uma visita regular ao dentista para consultas de rotina.

Como é que eu posso prevenir as cáries dentárias?

  • Escove, pelo menos, duas vezes ao dia e use fio dentário diariamente para remover a placa bacteriana entre os dentes e debaixo da linha da gengiva.
  • Faça consultas regulares no dentista. O tratamento preventivo pode ajudá-lo a evitar que os problemas surjam e impede que os menores problemas se tornem maiores.
  • Faça uma alimentação equilibrada limitando os alimentos açúcarados ou com hidratos de carbono. Ingira estes alimentos durante a sua refeição em vez de os comer entre refeições para minimizar o número de vezes que os seus dentes estão expostos aos ácidos.
  • Use produtos dentários que contenham flúor, incluindo a pasta dentífrica.
  • O seu dentista ou pediatra pode prescrever suplementos de flúor.

ToothDecay

Dentes saudáveis

Cáries precoces

Cáries avançadas

Vídeos relacionados

Guias relacionados

Indicador de cáries

Indicador de cáries

Saiba se as cáries são uma realidade para o seu filho através de perguntas muito simples.

Categorias de Higiene oral e dentária e condições

ColgatePalmolive.pt  |  Colgate.pt  |  Quem Somos  |  Política de privacidade / Legal  |  Política de Cookies  |  Contacte-nos
© Colgate-Palmolive Company. Todos os direitos reservados.
Está a visitar a página de Portugal.