Colgate. Centro de Saúde Oral

Escovas de dentes feitas para todos os tipos de sorriso e desenvolvidas ergonómicamente

Escovas de dentes

Os elixires Colgate foram desenvolvidos para uma protecção completa e um hálito fresco e duradouro. Desenvolvidos e comprovados clinicamente por dentistas.

Elixires

Os produtos Colgate para crianças proporcionam uma escovagem divertida e incentivam o seu uso diário.

Produtos para criança

Produtos de higiene oral disponíveis exclusivamente para profissionais dentários.

Produtos profissionais

Cada sorriso é único e requer cuidados especiais. A Colgate tem uma solução para cada sorriso.

Procurar por benefícios

O que são irritações na boca ou lesões orais?

As irritações na boca ou lesões orais são inchaços, bolhas ou feridas na boca, lábios ou língua. Apesar de haver inúmeros tipos de feridas e desordens orais, as mais comuns são as aftas, o herpes, a leucoplasia e a candidíase. Estas serão descritas posteriormente. Se você tem uma ferida na boca, não está sozinho- cerca de 1/3 de toda a população apresenta ou apresentou estas lesões numa dada altura. Apesar de tudo, as feridas orais, irritações e as lesões podem ser dolorosas, não detectáveis e podem interferir com a mastigação e com a fonética. Qualquer ferida que persista por mais de uma semana, deve ser examinada pelo seu dentista. Pode ser aconselhada uma biópsia (tecido removido para exame) que pode, normalmente, determinar a causa, sabendo-se se se trata de alguma doença mais grave, como é o cancro e o HIV.

Como é que eu sei que tenho uma ferida ou uma lesão oral?
Os seguintes sinais podem indicar uma ferida ou uma lesão oral:

  • Úlceras aftosas (Aftas) são pequenas feridas ou inchaços esbranquiçados que circundam uma área de aspecto avermelhado. As aftas não são contagiosas e são confundidas, muitas vezes, com lesões herpéticas, sendo estas causadas pelo vírus do herpes, muito contagioso. As aftas ocorrem no interior da cavidade oral enquanto que as lesões herpéticas normalmente, ocorrem no exterior da cavidade oral.
  • As aftas são feridas comuns e muitas vezes recidivantes (reincidentes). Contudo, a sua causa é incerta mas alguns especialistas acreditam que se devem a alterações do sistema imunitário e que bactérias ou vírus podem estar envolvidos. Factores externos como o stress, traumatismos, alergias, tabaco, défices de ferro ou de vitaminas ou, ainda, a hereditariedade podem tornar as pessoas mais susceptíveis.
  • Lesões herpéticas, também chamadas de herpes simplex, são grupos de bolhas cheias de líquido e dolorosas à volta dos lábios e, por vezes, por baixo do nariz ou à volta do queixo. Estas lesões herpéticas são normalmente causadas por um tipo de vírus do herpes e são muito contagiosas. A primeira infecção ocorre na infância, por vezes, sem sintomas e pode ser confundida com uma constipação. A partir do momento em que uma pessoa é infectada, o vírus mantém-se no organismo, causando frequentes episódios recorrentes. Contudo, para algumas pessoas, o vírus mantém-se inactivo.
  • Leucoplasia assemelha-se a uma camada espessa esbranquiçada situada no interior da boca, na zona do queixo, gengivas ou língua. Está frequentemente associada ao fumo do tabaco ou ao tabaco de mascar, apesar de outras causas estarem associadas, como, próteses removíveis mal adaptadas, dentes fracturados e morder a própria bochecha. E porque cerca de 5% dos casos estimados de leucoplasia podem progredir para uma lesão cancerosa, o seu dentista poderá querer realizar uma biópsia. A leucoplasia normalmente desaparece quando o uso do tabaco é interrompido.
  • A Candidíase é uma infecção fúngica causada pela cândida albicans (um fungo). Pode ser reconhecida por camadas amarelo-esbranquiçadas ou avermelhadas, de aspecto pastoso que ocorrem nas superfícies húmidas da cavidade oral. Os tecidos por baixo desta camada podem causar dor. A candidíase é mais comum nas pessoas com prótese removível, recém-nascidos, pessoas debilitadas por uma doença e onde o sistema imunitário não esteja a funcionar correctamente. Os indivíduos que tenham síndrome de boca seca e que estão a fazer ou já completaram a medicação, também são susceptíveis.

Como é que as irritações ou as lesões orais são tratadas?
O tratamento varia de acordo com o tipo de situação que gvocê tenha. Para os tipos de feridas ou outras desordens orais mais comuns descritas acima, o tratamento é o seguinte:

  • Ulcerações Aftosas (Aftas) - As aftas geralmente curam passados 7 a 10 dias embora, episódios recorrentes sejam comuns. Os produtos de aplicação tópica sem necessidade de prescrição médica ou analgésicos tópicos podem assegurar um alívio temporário. Bochechar com um desinfectante oral também pode ajudar a diminuir a irritação. Por vezes, os antibióticos são prescritos para reduzir a infecção secundária.
  • Lesões Herpéticas - As vesículas (bolhas) normalmente curam em cerca de 1 semana. Como não existe cura para as infecções herpéticas, as vesículas podem surgir, normalmente, em momentos de maior stress, exposição solar, alergias ou febre. Os analgésicos tópicos sem necessidade de prescrição médica, podem assegurar um alívio temporário. A prescrição de antivíricos podem reduzir estas infecções virais - pergunte ao seu dentista ou clínico geral.
  • Leucoplasia - O tratamento inicia-se com a remoção dos factores que causam as lesões. Para alguns pacientes isso significa deixar de fumar. Para outros significa substituir as próteses removíveis mal adapatadas por próteses correctamente adaptadas. O seu dentista vai controlar a situação, examinando a lesão com intervalos de 3 a 6 meses, dependendo do tipo, localização e tamanho da lesão.
  • O tratamento da candidíase - consiste em controlar as situações que causam as lesões.

    1. É importante lavar as próteses removíveis para prevenir problemas. A remoção das próteses à noite pode ajudar.
    2. Se os antibióticos ou contraceptivos orais são a causa, a redução da sua dose ou a sua alteração pode ajudar.
    3. Os substitutos de saliva podem ajudar em casos de boca seca.
    4. A medicação antifúngica pode ser utilizada quando o agente causador é imprescindível ou incurável.
    5. Uma boa Higiene Oral é essencial.

FeverBlister
Vesícula ou bolha
de febre
Afta

Vídeos relacionados

Guias relacionados

Indicador de cáries

Indicador de cáries

Saiba se as cáries são uma realidade para o seu filho através de perguntas muito simples.

Categorias de Higiene oral e dentária e condições

ColgatePalmolive.pt  |  Colgate.pt  |  Quem Somos  |  Política de privacidade / Legal  |  Política de Cookies  |  Contacte-nos
© Colgate-Palmolive Company. Todos os direitos reservados.
Está a visitar a página de Portugal.