Colgate. Centro de Saúde Oral

Escovas de dentes feitas para todos os tipos de sorriso e desenvolvidas ergonómicamente

Escovas de dentes

Os elixires Colgate foram desenvolvidos para uma protecção completa e um hálito fresco e duradouro. Desenvolvidos e comprovados clinicamente por dentistas.

Elixires

Os produtos Colgate para crianças proporcionam uma escovagem divertida e incentivam o seu uso diário.

Produtos para criança

Produtos de higiene oral disponíveis exclusivamente para profissionais dentários.

Produtos profissionais

Cada sorriso é único e requer cuidados especiais. A Colgate tem uma solução para cada sorriso.

Procurar por benefícios

Mais informações sobre coroas dentárias

Milhões de pessoas nos Estados Unidos e no mundo possuem coroas protésicas dentárias para substituir um dente em falta ou reforçar um dente enfraquecido. A coroa dentária é aplicada sobre a parte do dente que está acima da linha da gengiva, e é confeccionada com diversos materiais pelo dentista e técnico em prótese dentária.

Tipos de materiais utilizados nas coroas dentárias
São utilizados quatro tipos de material para as coroas dentárias:
1. Cerâmica (porcelana)
2. Metalocerâmica (metal e porcelana)
3. Ligas de ouro
4. Ligas de metais básicos

As coroas de cerâmica são feitas de material à base de porcelana. Têm como principal vantagem a cor, que se assemelha àquela dos dentes naturais e é altamente resistente ao desgaste. É possível que o dentista precise de remover um pouco mais da estrutura dentária para a aplicação da porcelana. Deve ser dada atenção adicional à escolha deste material em relação aos pacientes que têm mordida muito forte ou o hábito de ranger os dentes, devido ao risco de fractura da porcelana ou dos dentes antagonistas.

Nas coroas metalocerâmicas, a porcelana fundida é ligada à parte externa da estrutura metálica de modo a reforçar o conjunto e conferir melhor adaptação, evitando a recorrência da cárie. Quando a porcelana é fundida ao metal, proporciona uma restauração mais forte do que somente a porcelana. O dentista remove apenas uma quantidade moderada da estrutura do dente. As coroas metalocerâmicas são fortes e duráveis.

As coroas de ouro são feitas de ouro e cobre e outros metais, e constituem um material forte que adere à estrutura do dente. As ligas de ouro são resistentes ao desgaste e à fractura e não prejudicam os dentes opostos com os quais entram em contacto. Este material é biologicamente compatível com o tecido gengival. Confere excelente adaptação da margem da restauração, evitando cárie. Tem como principal desvantagem o custo e a cor metálica, que prejudica a estética do dente.

As ligas de metais básicos contêm metais que não são nobres, mas que reforçam bastante a coroa e proporcionam alta resistência à corrosão. Ao preparar o dente para a inserção dessas coroas, o dentista remove muito pouca quantidade da estrutura sadia do dente. Este material é resistente ao desgaste e suave em relação aos dentes opostos.

Nova tecnologia para coroas dentárias
A tecnologia CAD/CAM é a tecnologia de concepção e fabrico assistidos por computador. Esta tecnologia é usada para ajudar os dentistas e técnicos de prótese a criar formas e tamanhos precisos para as restaurações dentárias, que compreendem as incrustações (também chamadas inlays), as coroas parciais com cobertura de cúspides dentais (também chamadas onlays), as coroas e as pontes. A imagem tridimensional dos seus dentes e gengivas permite ao dentista ou protético criar o desenho preciso da restauração ou coroa. Trata-se de uma tecnologia cara, e nem todos os dentistas a utilizam nos seus consultórios. Contudo, a tecnologia CAD/CAM é extremamente avançada e permite reduzir o tempo das consultas.

Quem necessita de coroas dentárias?
Para recomendar uma coroa dentária, o dentista baseia-se nos seguintes factores que podem ocorrer na boca do paciente: quebra de um dente, desgaste do dente e pouca resistência da estrutura do esmalte, falta de um dente, necessidade de ponte dentária, necessidade de melhorar a aparência da boca, no final de um tratamento de canal quando houve grande perda de estrutura dentária e necessidade de colocar um implante dentário em função.

Quais os próximos passos?
Se o seu dentista recomendar a colocação de uma coroa dentária, converse com ele sobre os materiais que podem ser utilizados. Pergunte qual a duração do procedimento e o que precisa de fazer para que o procedimento tenha sucesso.

Vídeos relacionados

Guias relacionados

Boa saúde oral em qualquer idade

Boa saúde oral em qualquer idade

Um guia sobre o desenvolvimento dentário do seu filho, dos 0 aos 18 anos.

Categorias de Higiene oral e dentária e condições

ColgatePalmolive.pt  |  Colgate.pt  |  Quem Somos  |  Política de privacidade / Legal  |  Política de Cookies  |  Contacte-nos
© Colgate-Palmolive Company. Todos os direitos reservados.
Está a visitar a página de Portugal.