Colgate. Centro de Saúde Oral

Escovas de dentes feitas para todos os tipos de sorriso e desenvolvidas ergonómicamente

Escovas de dentes

Os elixires Colgate foram desenvolvidos para uma protecção completa e um hálito fresco e duradouro. Desenvolvidos e comprovados clinicamente por dentistas.

Elixires

Os produtos Colgate para crianças proporcionam uma escovagem divertida e incentivam o seu uso diário.

Produtos para criança

Produtos de higiene oral disponíveis exclusivamente para profissionais dentários.

Produtos profissionais

Cada sorriso é único e requer cuidados especiais. A Colgate tem uma solução para cada sorriso.

Procurar por benefícios

Tratamento ortodôntico para alinhamento dos dentes

Como sabe, o ortodontista é um dentista com uma especialização clínica complementar no tratamento das más oclusões (mordidas erradas), as quais podem ocorrer devido à falta de alinhamento dos dentes e problemas nas arcadas.

Porque é que os dentes ficam tortos?
Os dentes tortos e os problemas de mordida têm a sua origem tanto em factores hereditários como em factores ambientais. Os factores hereditários são responsáveis inclusivamente pelo apinhamento dentário, diastema (grandes espaços entre os dentes) e más oclusões. Os dentes tortos podem ainda ser causados pelo hábito de chuchar no dedo e pela protrusão lingual, para além de problemas nas arcadas decorrentes de acidentes(1).

Quais as opções de tratamento para alinhar os dentes ou corrigir más oclusões?
O tratamento ortodôntico tem três fases. A primeira é aquela na qual os aparelhos são usados para ganhar espaço na boca. Por exemplo, os expansores de palato são usados para aumentar a largura do palato, e, as barras linguais, para expandir a arcada inferior. A fase seguinte é a da correcção activa, na qual os aparelhos são colocados nos dentes. Nesta fase, os dentes são ajustados e alinhados e as más oclusões são corrigidas no decorrer de um período que depende do grau de irregularidade dos dentes e da severidade dos problemas das arcadas. A terceira fase é a da retenção, no qual, depois de o aparelho ser removido, os dentes são monitorizados por meio do uso de um retentor (fixo ou removível) e das visitas ortodônticas semestrais.

Tipos de aparelhos
Os aparelhos de há trinta ou mais anos atrás eram grandes bandas de metal enroladas e cimentadas em cada dente. Os aparelhos podem ser colocados na face externa ou interna dos dentes, dependendo da recomendação do ortodontista. Os braquetes, arcos e bandas apresentam-se em diversas cores, à escolha dos adolescentes.

Actualmente, pequenos braquetes de metal ou cerâmica são fixados, com um cimento específico, na superfície externa dos dentes, podendo-se usar bandas de metal nos dentes posteriores. Os arcos colocados dentro dos braquetes são feitos de uma liga de níquel e titânio que aquece de acordo com a temperatura da boca, permitindo a aplicação constante de pressão sobre os dentes quando ajustados no consultório do ortodontista.

Um aparelho alternativo e de uso mais recente é o sistema Invisalign, que consiste numa série de alinhadores removíveis usados durante o dia e à noite para ajudar na correcção. Os alinhadores podem ser removidos antes da escovagem ou da utilização do fio dentário.

Cuidado com os aparelhos
O seu ortodontista ou dentista fornecer-lhe-á todas as informações sobre a forma correcta de cuidar da higiene do seu aparelho. Há várias escovas manuais (especialmente concebidas para pacientes ortodônticos), que funcionam a baterias, eléctricas e sónicas que podem ser usadas. Pergunte ao dentista qual é a melhor para o seu caso. Escove pelo menos duas a três vezes por dia, num ângulo de 45 graus, com movimentos de vai-e-vem. Remova a placa bacteriana na linha da gengiva para evitar gengivite (inflamação do tecido gengival). Coloque a escova em ângulo na linha da gengiva e escove suavemente em redor do aparelho para remover a placa bacteriana e os resíduos alimentares.

É muito importante cuidar da higiene entre os dentes, se houver espaço, usando fio dentário e um passa-fio, um palito limpador (stimudent) ou uma escova interdentária ). Os irrigadores bucais são recomendados para a remoção de resíduos alimentares e a irrigação do tecido gengival para eliminar a gengivite e as bactérias causadoras de mau hálito. Também é possível utilizar uma pasta dentífrica antibacteriana e um elixir oral, com o irrigador ou isoladamente.

Como manter o sorriso depois de remover o aparelho?
Depois de o seu ortodontista determinar a remoção do seu aparelho, é importante usar um retentor (um dispositivo de plástico) durante o dia ou à noite, de acordo com a recomendação profissional. A higiene do retentor pode ser feita com água ou pasta dentífrica e escova, logo após a utilização. Quando não estiver a ser utilizado, o retentor deve ser guardado num estojo de plástico.

Combine com o seu dentista a profilaxia profissional semestral e com seu ortodontista as consultas regulares de manutenção.

© Copyright 2009 Colgate-Palmolive Company

Referências:
1. Braces: Not Just for Looks, Causes of Crooked Teeth. Informações revistas em http://www.enotalone.com

Vídeos relacionados

Guias relacionados

Produtos relacionados

Estética dentária

ColgatePalmolive.pt  |  Colgate.pt  |  Quem Somos  |  Política de privacidade / Legal  |  Política de Cookies  |  Contacte-nos
© Colgate-Palmolive Company. Todos os direitos reservados.
Está a visitar a página de Portugal.